Política

Parlamentares avaliam grau de execução das obras do PIIM

Maria Cavela | Moçamedes

Jornalista

Os deputados do MPLA constatam, desde terça-feira, o grau de execução das obras do PIIM, no município de Moçâmedes, província do Namibe, no cumprimento das orientações e decisões das lV Jornadas Parlamentares com base no programa da visita aos 164 municípios do país.

12/05/2022  Última atualização 08H50
Deputado considerou positiva a execução das obras visitadas © Fotografia por: DR

O deputado à Assembleia Nacional João Diogo Gaspar, membro do Bureau Político do Comité Central do MPLA, igualmente coordenador do grupo parlamentar, que se faz acompanhar da deputada Carolina Elias, do círculo provincial do Namibe, considerou "muito positivo” o grau de execução das obras visitadas.

"A avaliação que fizemos do grau de execução das obras é muito positiva, na medida em que o Namibe é uma das províncias com uma grande referência em termos de obras do PIIM. Temos nota de que o Camucuio foi um dos primeiros municípios a inaugurar todas as obras do PIIM que nos deixou bastante satisfeitos", disse.

Referiu que, das obras em curso nos cinco municípios, restava apenas de Moçâmedes, foi possível identificar as empreitadas e as já concluídas. O politico informou que a província foi contemplada com 98 infra-estruturas, das quais 58 por cento já foram inauguradas e entregues à população "e já estão a fazer diferença na vida das comunidades da região".

Quanto ao objectivo das obras, o deputado João Diogo Gaspar disse que o Governo entendeu direccionar grande parte delas nos sectores  da Saúde, Educação, estradas e as infra-estruturas estruturantes da província e do município de Moçâmedes visitadas.

Realçou que no município do Tômbwa também há grandes obras a serem feitas e que serão acompanhadas com atenção. "Vamos ter encontros com a sociedade civil, no âmbito das visitas aos 164 municípios do país e tudo está dentro da visão do Grupo Parlamentar do MPLA, em constatar as obras do PIIM e do PIP. Tudo está a correr dentro da visão estratégica do Presidente João Lourenço, em continuar a trabalhar para criar as melhores condições à população”, reforçou.

Acrescentou que "este é o PIIM inicial” dedicado às grandes infra-estruturas nos sectores da Saúde e da Educação, pelo que, notou, já se pensa na possibilidade de um PIIM 2 para salvaguardar o bem-estar da população das comunas e dos municípios do Namibe.

Nesta avaliação do grau de execução das empreitadas  do PIIM no Namibe, os parlamentares visitaram o centro do município de Moçâmedes, sobretudo, o aterro sanitário, o Hospital Municipal do Bairro Boa Esperança, sistema de distribuição de água do bairro Boa Esperança, requalificação das ruas de Moçâmedes, 20 residências para os quadros da Saúde e Educação no bairro 4 de Março, o Centro de Saúde do Bairro 4 de Março, a escola de 7 salas de aula no bairro Forte Santa Rita, e as escolas e postos médicos nas comunas da Lucira e Bentiaba.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política