O Chefe de Estado, João Lourenço, endereçou uma mensagem a felicitar o povo congolês, Governo e o seu homólogo Félix Tshisekedi, pela celebração do 62º aniversário da Independência da República Democrática do Congo (RDC).
O Centro de Estágio do Desporto Paralímpico do país será construído na província do Bengo, cujo lançamento da primeira pedra ocorreu, sexta-feira, na cidade de Caxito, informou o presidente do MPLA, João Lourenço.
Os deputados do MPLA constatam, desde terça-feira, o grau de execução das obras do PIIM, no município de Moçâmedes, província do Namibe, no cumprimento das orientações e decisões das lV Jornadas Parlamentares com base no programa da visita aos 164 municípios do país.
O deputado à Assembleia Nacional João Diogo Gaspar, membro do Bureau Político do Comité Central do MPLA, igualmente coordenador do grupo parlamentar, que se faz acompanhar da deputada Carolina Elias, do círculo provincial do Namibe, considerou "muito positivo” o grau de execução das obras visitadas.
"A avaliação que fizemos do grau de execução das obras é muito positiva, na medida em que o Namibe é uma das províncias com uma grande referência em termos de obras do PIIM. Temos nota de que o Camucuio foi um dos primeiros municípios a inaugurar todas as obras do PIIM que nos deixou bastante satisfeitos", disse.
Referiu que, das obras em curso nos cinco municípios, restava apenas de Moçâmedes, foi possível identificar as empreitadas e as já concluídas. O politico informou que a província foi contemplada com 98 infra-estruturas, das quais 58 por cento já foram inauguradas e entregues à população "e já estão a fazer diferença na vida das comunidades da região".
Quanto ao objectivo das obras, o deputado João Diogo Gaspar disse que o Governo entendeu direccionar grande parte delas nos sectores da Saúde, Educação, estradas e as infra-estruturas estruturantes da província e do município de Moçâmedes visitadas.
Realçou que no município do Tômbwa também há grandes obras a serem feitas e que serão acompanhadas com atenção. "Vamos ter encontros com a sociedade civil, no âmbito das visitas aos 164 municípios do país e tudo está dentro da visão do Grupo Parlamentar do MPLA, em constatar as obras do PIIM e do PIP. Tudo está a correr dentro da visão estratégica do Presidente João Lourenço, em continuar a trabalhar para criar as melhores condições à população”, reforçou.
Acrescentou que "este é o PIIM inicial” dedicado às grandes infra-estruturas nos sectores da Saúde e da Educação, pelo que, notou, já se pensa na possibilidade de um PIIM 2 para salvaguardar o bem-estar da população das comunas e dos municípios do Namibe.
Nesta avaliação do grau de execução das empreitadas do PIIM no Namibe, os parlamentares visitaram o centro do município de Moçâmedes, sobretudo, o aterro sanitário, o Hospital Municipal do Bairro Boa Esperança, sistema de distribuição de água do bairro Boa Esperança, requalificação das ruas de Moçâmedes, 20 residências para os quadros da Saúde e Educação no bairro 4 de Março, o Centro de Saúde do Bairro 4 de Março, a escola de 7 salas de aula no bairro Forte Santa Rita, e as escolas e postos médicos nas comunas da Lucira e Bentiaba.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO presidente do MPLA, João Lourenço, anunciou, neste sábado, na província do Bengo, que o Hospital de Caxito, com capacidade para pelo menos 200 camas fica concluído num prazo de dez meses (Abril de 20203).
O líder do MPLA, João Lourenço, anunciou, neste sábado, na cidade de Caxito, província do Bengo, que “proximamente” as populações daquela região, em particular, os jovens terão a centralidade ao “seu serviço”, cujas obras estão num estado avançado de execução.
A deputada do Grupo Parlamentar da UNITA, Mihaela Webba, justificou o voto contra para agenda de quinta-feira próxima, por não ter sido inserida antes da ordem do dia da reunião, a proposta de um debate sobre as instituições de controlo, em particular do Tribunal de Contas e sobre a liberdade de reunião e de manifestação.
O Centro de Estágio do Desporto Paralímpico do país será construído na província do Bengo, cujo lançamento da primeira pedra ocorreu, sexta-feira, na cidade de Caxito, informou o presidente do MPLA, João Lourenço.
A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol está obrigada a ganhar hoje, às 17h00, a similar da Guiné, em jogo referente à quinta do Grupo C, Zona Africana da terceira janela FIBA, de apuramento para o do Mundo da Ásia' 2023.
A Selecção Nacional joga neste domingo(3), pelo quinto lugar, da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, quando defrontar às 11h45, a similar da Dinamarca, no Pavilhão Dvorana Golevec de Celje, na Eslovénia.
Estudantes são os frequentadores habituais dos espaços, que têm procurado se adaptar aos novos tempos com projectos regulares e a formação contínua dos quadros especializados. Diana Luhuma defende o papel das bibliotecas nas comunidades, não obstante o avanço das tecnologias, considerando que nem toda a informação está disponível na Internet e nem todos têm acesso a esta ferramenta tecnológica.
O novo director-geral adjunto do Serviço de Migração e Estrangeiro (SME), comissário de migração João Fortunato Machado, e o director do Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais José Serra Van-Dúnem, comissário-chefe Luís da Fonseca Cadete, iniciaram, sexta-feira(1), funções.
A Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT) comunica que continua a trabalhar para apurar as causas da interrupção geral no fornecimento de energia, ocorrida ontem, no Sistema Norte e Sul, informa uma nota da instituição.