Tamirat Tola é o mais novo campeão olímpico na maratona. O atleta etíope de 32 anos conquistou, sábado, a medalha de ouro em Paris, após correr os 42,195 km para 2h06m26s e bater o recorde de tempo na distância em Jogos Olímpicos.
Bicampeão olímpico, Eliud Kipchoge teve problemas no início, abandonou a prova e não conseguiu se tornar o primeiro atleta a conquistar o tri em Jogos Olímpicos.
Entretanto, Tamirat Tola foi medalha de bronze nos 10.000 m dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Brasil, em 2016. Correndo pela primeira vez a maratona olímpica, o atleta etíope liderou grande parte da prova e correu isolado os últimos 12 km. O atleta quebra o recorde de tempo da maratona mesmo com um percurso considerado difícil, com muitas subidas e descidas.
Tamirat Tola era competidor de provas de fundo em pista e de corridas de cross-country. Ele venceu a Maratona de Nova York com o tempo de 2h04m58s em Novembro de 2023. Desta vez, o etíope bateu em seis segundos o recorde olímpico, que pertencia a Samuel Wanjiru, que correu a maratona em 2h06m32s em Pequim, em 2008.
Ouro nos Jogos Olímpicos do Rio e de Tóquio, Kipchoge, aos 39 anos, buscava o tri em Paris. O maratonista esteve no pelotão de frente nos 15 km iniciais, mas começou a acusar aparentemente uma dor no quadril em vários momentos, ao levar a mão ao local.
O bicampeão olímpico acabou ficando para trás e foi visto caminhando em vários trechos da prova, até decidir abandonar. Ele foi resgatado por um carro de apoio perto dos 30 km.
Kipchoge é um dos três atletas que são bicampeões da maratona olímpica. Além dele, o etíope Abebe Bikila (1960-1964) e o alemão Waldemar Cierpinski (1976–1980), conquistaram duas vezes a medalha de ouro.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Desportivo da Lunda-Sul venceu, 1-0, a equipa do Sekhukhume FC da África do Sul, sábado no Estádio 11 de Novembro, em desafio referente à primeira-mão da última eliminatória de acesso à fase de grupos da Taça da Confederação.
A Selecção Nacional de Futsal defronta hoje no Arena Humo, às 13h30, a similar do Afeganistão em partida de abertura do Grupo C do Campeonato do Mundo, que decorre no Uzbequistão, com o foco na conquista da primeira vitória na prova.
O Petro de Luanda averbou a segunda derrota consecutiva na Taça Intercontinental de basquetebol sénior masculina, por 75-80, no jogo com o Al Riyadi Beirut do Líbano, sábado, no Pavilhão de Singapura, em desafio pontuável para a terceira jornada do Grupo A.
O ex-basquetebolista Carlos Almeida abraçou o projecto “Massificar o basquetebol nas escolas e bairros do Soyo”, numa iniciativa da petrolífera Etu Energias, no âmbito da sua responsabilidade social.
Ric Bradshaw, o xerife do condado de Palm Beach, no estado norte-americano da Florida, revelou, este domingo, novas informações sobre os tiros disparados nas imediações do campo de golfe onde Donald Trump se encontrava.
O Banco Nacional de Angola anunciou, na sexta-feira, a indicação do vice-governador do Banco Nacional de Angola, Pedro Rodrigo Gonçalves de Castro e Silva, ao cargo de direcção executiva da Constituência do Grupo Africano 1 (AfG1) do Fundo Monetário Internacional (FMI, que deve ser ocupado por um representante da República de Angola.
O Desportivo da Lunda-Sul venceu, 1-0, a equipa do Sekhukhume FC da África do Sul, sábado no Estádio 11 de Novembro, em desafio referente à primeira-mão da última eliminatória de acesso à fase de grupos da Taça da Confederação.
António Agostinho Neto foi o fundador da nação angolana e o primeiro Presidente de Angola. Ele interiorizou, desde muito cedo, o valor da luta do povo angolano e fez muito pela liberdade do seu povo.