Política

Parceria vantajosa une Angola e Turquia

Com o objectivo de assegurar uma parceria vantajosa entre as partes, Angola e Turquia assinaram em Ankara, entre 27 e 28 de Julho deste ano, onze instrumentos para o reforço da cooperação bilateral.

17/10/2021  Última atualização 15H28

Nesta perspectiva, rubricaram-se os acordos para a Promoção e Protecção Recíproca entre os governos das repúblicas de Angola e da Turquia de Investimentos; de Serviços Aéreos; sobre a Isenção de Vistos em Passaportes Diplomático, de Serviço e Especial.

Também foram assinados memorandos de entendimentos sobre o Estabelecimento de Mecanismo de Consultas Políticas, assim como as academias diplomáticas entre os ministérios das Relações Exteriores de Angola e o dos Negócios Estrangeiros da Turquia.

A Cooperação nos Domínios dos Hidrocarbonetos e Mineiro mereceu igualmente atenção ao ser rubricado o Memorando de Entendimento entre os ministérios dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás de Angola e o da Energia e Recursos Naturais da Turquia.

Na mesma senda, os dois países assinaram o Memorando de Entendimento entre os ministérios da Energia e Águas de Angola e o da Energia e Recursos Naturais da Turquia sobre a Cooperação nos Domínios das Energias Renováveis e da Eficiência Energética.

João Lourenço e Recep Erdogan presenciaram ainda em Ankara o rubricar do Memorando de Entendimento entre o Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas de Angola e a Organização de Desenvolvimento de Pequenas e Médias Empresas da Turquia.

Houve também, entre 27 e 28 de Julho, a assinatura do Protocolo de Cooperação entre a Televisão Pública de Angola (TPA) e a Corporação de Rádio e Televisão da Turquia (TRT).

Na Cooperação Económica e Financeira, através do Memorando de Entendimento entre o ministérios da Economia e Planeamento (Angola) e o da Tesouraria e Finanças (Turquia), os dois países selaram o acordo, além doutro entre a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações e o Conselho de Relações Económicas Externas da Turquia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política