Economia

Parceria com Banco Árabe mobiliza USD 100 milhões

Isaque Lourenço

Jornalista

Os registos históricos oficiais assinalam que o BADEA, directa e isoladamente, ou ainda associado às instituições parceiras, financiou já, a favor e para benefício da República de Angola, desde 1979, projectos avaliados em 99,3 milhões de dólares.

28/01/2023  Última atualização 10H53
Director-geral do BADEA, Sidi Ouul Tah, garante mais financiamento aos projectos nacionais © Fotografia por: Luis Damião | Edições Novembro

Além destes financiamentos direccionados para diversas áreas, o BADEA também disponibilizou 1,56 milhões de dólares em subsídios.

Nesse sentido, uma nova estratégia, designada "BADEA 2030”, gravita em torno de quatro pilares fundamentais, para além do desenvolvimento de competências, nomeadamente infra-estruturas, sector privado e financiamento comercial, desenvolvimento das cadeias-de-valor agrícolas, e empreendedorismo e PME (Pequenas e Médias Empresas).

 

Janelas de Financiamento

Para concretizar estes objectivos, o banco fez saber que operacionaliza as actividades de "Janela de Financiamento do Sector Público”, através do qual oferece financiamentos ordinários e extraordinários para projectos públicos, nos mais diversos sectores. A quantia monetária máxima concedida, por cada projecto, no contexto desse financiamento, foi elevada para os 50 milhões de dólares. Os suportes orçamentais também podem ser considerados no âmbito desta janela.

Por sua vez  a "Janela de Assistência Técnica Direccionada” está voltada para o financiamento de e com bolsas não reembolsáveis de várias operações de assistência técnica, tais como estudos estratégicos e de viabilidade, sessões de treinamento, apoio institucional, acções de capacitação e projectos-piloto.

Já a "Janela de Financiamento ao Sector Privado” é a via que possibilita o financiamento de projectos privados, tanto directamente quanto por intermédio de bancos comerciais locais ou regionais. Esta janela também pode ser usada para o financiamento de projectos de parcerias público-privadas, ou ainda de empresas estatais que operem em base comercial.

De acordo com as referências do BADEA, existe também a "Janela de Financiamento ao Comércio Internacional Árabe”, que possibilita o financiamento de importações a partir de países árabes. Consiste em financiamentos de curto-prazo, os quais podem ser concedidos directamente aos importadores, governos ou bancos comerciais africanos.

Por fim, a "Janela de Financiamento ao Comércio Internacional Africano”, um mecanismo que possibilita a provisão de financiamentos para o comércio internacional africano, incluindo as exportações de países africanos para o mundo árabe, o comércio intra-africano e as actividades pré-exportação. Consiste em financiamentos de curto-prazo que podem ser concedidos directamente aos operadores/exportadores, governos ou bancos comerciais africanos.

O BADEA coopera com Angola desde 1979 e tem apoiado vários projectos.


Fórum de Investimento de Angola

O BADEA assumiu o compromisso, responsabilidade e orgulho de patrocinar a realização, em Luanda, do Angola Investment Forum (AIF) 2023, nos dias 23 e 24 deste mês, no Hotel Epic Sana.

Esta organização visou à prospecção e exploração de oportunidades de negócio e de auxílio e suporte ao desenvolvimento económico em Angola.

O "Fórum de Investimento de Angola 2023” tratou de um evento concebido para ser e afirmar-se mesmo, e de facto, como uma inovadora, profícua, eficaz e produtiva plataforma de investimentos, congregadora e agregadora de líderes industriais, promotores e desenvolvedores de projectos, investidores públicos e privados, empresas investidoras e gestoras de capitais e fundos de investimentos institucionais e soberanos.

De acordo com a organização, foi, também,  idealizado para, auspiciosa e bem-sucedida, e pelos melhores propósitos e interesses dos participantes, oferecer uma oportunidade de interacção, intercâmbio, comunicação e estruturação de relações e parcerias de negócio, investimentos e aprofundamento de experiências e conhecimentos por via da reunião presencial e sob o mesmo tecto, em Luanda, de peritos, actores globais, influenciadores, decisores políticos, líderes e gestores empresariais de reconhecidas competências e relevância.

Favorecido pelos estatutos, condição, prerrogativas e pergaminhos de membro plenipotenciário do privilegiado e mundialmente respeitado, Grupo de Coordenação Árabe, o patrocínio pelo BADEA, logo desde o primeiro momento, confirmou e aportou, pois, como o melhor e mais certo e convincente activo e ingrediente para a significativa e prestigiante atracção, e participação no evento de investidores árabes e das instituições financiadoras parceiras do BADEA, ao nível do mesmo ultra-privilegiado grupo de coordenação árabe.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia