Luanda acolhe, desde o princípio da manhã desta segunda-feira, a XVI Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), para avaliar o plano estratégico e as reformas da organização.
O Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado no Distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda, vai ser inaugurado no final deste ano, informou, esta segunda-feira, o Presidente da República, João Lourenço.
Os parceiros sociais do sector da Justiça apresentaram as suas contribuições ontem aos deputados, no quadro do processo de discussão e aprovação do Orçamento Geral do Estado que decorre na Assembleia Nacional, da 1ª Comissão dos Assuntos Constitucionais e Jurídicos.
Os representantes da Ordem dos Advogados de Angola, Associação Justiça Paz e Democracia, Associação dos Juízes de Angola, Associação das Mulheres de Carreira Jurídica, Sindicato Nacional dos Magistrados do Ministério Público e da Rede de da Mulher Angolana apontaram várias questões que devem merecer melhor atenção no OGE 2023, como o acesso universal ao Bilhete de Identidade e registo civil.
Júlia Ornela, representante da Rede Mulher defendeu que deve haver mais impacto da mulher no orçamento para este ano e mais verbas que permitam a protecção dos direitos da criança. O representante da Associação Paz e Democracia, Serra Bango, defendeu que o orçamento deve prever um Plano de Desenvolvimento para o Sector da Justiça que determine os objectivos, as acções e as metas a atingir.
Serra Bango disse ser necessário melhorar as verbas atribuídas ao patrocínio judiciário para uma melhor garantia dos direitos dos cidadãos sem recursos financeiros suficientes para contratar os serviços dos advogados. "É necessário também haver um plano para a construção de novas cadeias”, disse.
Serra Bango entende que o Executivo, na fase de elaboração do OGE, deveria ouvir os parceiros sociais para que as contribuições destas organizações sejam inseridas no OGE. "Todos os angolanos estão interessados, sobretudo pela transparência. Será que os deputados têm consciência da forma como o dinheiro é gasto?”, questionou.
Serra Bango pediu aos deputados a trabalharem no sentido de se aprovar um orçamento que melhore as condições de trabalho nos tribunais. "São estes profissionais que tiram do seu próprio bolso para comprar tinteiro e papel”, disse, sublinhando que há tribunais que fazem trabalho do Ministério do Interior e dos Serviços Penitenciários.
O procurador Alceu Olegário, representante do Sindicato Nacional dos Magistrados do Ministério Público, pediu aos deputados a intercederem junto do Executivo a rever o estatuto remuneratório dos magistrados. "O vencimento dos magistrados é fixado com base no salário base do Presidente da República”, disse, sublinhando que enquanto o Chefe de Estado não alterar o seu salário base, os magistrados judiciais vão continuar a ter dificuldades de alterar os seus vencimentos.
Disse ser necessário atender às preocupações dos magistrados judiciais, por serem já direitos adquiridos e que não podem ser suspensos.
O deputado António Paulo presidiu os trabalhos e garantiu aos parceiros sociais que a Assembleia Nacional vai trabalhar com o Executivo no sentido de acolher as propostas dos parceiros sociais no OGE de 2023. António Paulo disse que os deputados têm sensibilidade sobre questões de justiça e que o processo de auscultação dos parceiros sociais enquadra-se no processo de construção do país. "Depois desta auscultação, vai-se fazer um encontro com o Executivo para se fazer o ajuste das preocupações apresentadas no OGE”, disse.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
A Assembleia Nacional realiza, hoje, a partir das 9h00, na Sala Multiuso, uma conferência sobre "violência contra a mulher e Direitos Humanos" que vai abordar, entre outros temas, os grandes desafios do problema no âmbito da aplicação da Lei Contra a Violência Doméstica. O evento vai ser aberto pela presidente do Parlamento, Carolina Cerqueira.
O Presidente da República, João Lourenço, visitou, esta segunda-feira, as obras do Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado na Distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda, onde recebeu explicações detalhadas sobre as fases de construção da infra-estrutura.
Luanda acolhe, hoje, a XVI Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), durante a qual está previsto um debate político sobre “o papel dos mares e oceanos na projecção internacional” da organização.
O Presidente de Moçambicano, Filipe Nyusi, encontra-se, deste domingo, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, onde até dia 30 vai orientar actividades enquadradas na presidência rotativa mensal do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que Moçambique detém desde dia 1 de Março.
A cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
A Assembleia Nacional realiza, hoje, a partir das 9h00, na Sala Multiuso, uma conferência sobre "violência contra a mulher e Direitos Humanos" que vai abordar, entre outros temas, os grandes desafios do problema no âmbito da aplicação da Lei Contra a Violência Doméstica. O evento vai ser aberto pela presidente do Parlamento, Carolina Cerqueira.
Cerca de 80% dos jovens são-tomenses querem abandonar o país em busca de melhores condições de vida, nomeadamente emprego e saúde, e muitos perderam esperança no desenvolvimento do arquipélago, indica um estudo do Conselho Nacional da Juventude são-tomense.
Dez cidadãos, dos quais sete nigerianos, um serra-lionense e dois angolanos foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal acusados por tentativa de furto de navio petroleiro denominado "Ngol Dande" da Sonangol Shipping, com documentos falsos.