O Banco Nacional de Angola (BNA) retirou, as licenças a duas instituições financeiras não bancárias, nomeadamente a Cumbila Bié e a StarPay, com fundamento na violação reiterada das leis e regulamentos que disciplinam a sua actividade.
O ministro da agricultura e florestas, António Francisco de Assis, reiterou, numa das fazendas agrícolas, constituída no quadro do projecto “Terra do Futuro”, município da Quibala, província do Cuanza-Sul, que o ministério que tutela vai continuar a apoiar os jovens empresários agrícolas, no sentido de garantir o produtividade das fazendas, para o alcance das metas preconizadas pelo Executivo.
A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) esclareceu, esta quarta-feira, através de uma nota enviada às redacções, ao que chama de imprecisões postas a circular em alguns meios de comunicação social, sobre a paragem programada agendada para o período entre 20 de Fevereiro e 26 de Março, no FPSO Dália do Bloco 17.
O referido bloco é operado pela TotalEnergies e produz em média 120 mil barris de petróleo por dia (KBPD).
Na qualidade de Concessionária Nacional, a Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANPG) fez saber que, ao contrário do que se especula utilizando fontes externas ao sector petrolífero, se trata na verdade de uma manutenção preventiva (por isso, programada) dos equipamentos, visando garantir precisamente a eficiência operacional e a redução de perdas de produção.
Estas paragem decorre no âmbito de um programa de trabalhos de periodicidade anual, aprovado pela ANPG e pelo Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET).
Por se tratar de uma paragem programada, o seu impacto está desde logo acautelado nas projecções de produção estabelecidas pelas autoridades angolanas com os investidores que fazem parte do Grupo Empreiteiro do Bloco 17, não afectando os compromissos da oferta do petróleo angolano no mercado internacional.
Sublinhe-se que a filosofia de operações das instalações petrolíferas contempla a realização de trabalhos para a manutenção preventiva dos equipamentos essenciais ou críticos, com paragem completa ou parcial das instalações a cada quatro, cinco ou seis anos, por um período temporal que varia de 20 a 45 dias. A manutenção inclui diversas intervenções, como a substituição de peças, equipamentos para motores, turbinas, equipamentos eléctricos, instrumentos de controlo, limpeza, pintura, entre outros.
No caso específico do FPSO Dália, a operação envolve mais de 500 técnicos especializados, entre colaboradores da TotalEnergies e prestadores de serviços, observando-se os elevados padrões de segurança, higiene e ambiente em vigor na indústria de petróleo e gás.
O Bloco 17 é operado pela TotalEnergie com uma participação de 38 por cento, juntamente com a Equinor (22,16), ExxonMobil (19), BP Exploration Angola Ltd (15,84) e Sonangol P&P (5,0). O Grupo Empreiteiro opera quatro FPSOs nas principais áreas de produção do Bloco, nomeadamente Girassol, Dália, Pazflor e CLOV.
A Estratégia de Exploração de Hidrocarbonetos de Angola 2020-2025 instituiu a mobilização 867 milhões de dólares em investimentos, repartidos em 679 milhões para a aquisição de dados geofísicos na modalidade multicliente, e 188 milhões para estudos com recurso à dotação orçamental da ANPG.
O documento preconiza um impacto desses investimentos na reversão do declínio produção nacional de crude, com a identificação de oportunidades nas proximidades das instalações de produção e dentro das áreas de desenvolvimento, bem como de descobertas marginais, a médio e longo prazos.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginUma aliança de bancos norte-americanos pediu aos reguladores federais que garantissem todos os depósitos dos seus clientes durante dois anos, independentemente do valor, para evitar um contágio após a falência de dois bancos.
A TAAG, Linhas Aéreas de Angola anunciou, este domingo, que procedeu ao reajustamento de horário do voo DT 651 Lisboa-Luanda de 19 de Março, cuja saída inicialmente prevista para as 11h10 (período matinal) “devido a uma questão técnica”.
A empresa norueguesa prestadora de serviços de manutenção de navios petrolíferos, Dof Subsea Angola, anunciou para os próximos dias, a contratação e treinamento de cerca de 40 técnicos jovens recém formados e sem experiência profissional, no quadro de uma parceria com duas universidades angolanas.
A 67.ª sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher (CSW67) discutiu, durante o fim-de-semana, em Nova Iorque, sobre a Educação na era digital para impulsionar a igualdade de género, soube o JA Online, através de uma nota da Organização das Nações Unidas (ONU).
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, trabalha, esta segunda-feira, ( 20), no Dundo , capital da Lunda-Norte , com o objectivo de avaliar o estado das infra-estruturas e a execução das políticos do sector que dirige .
Como forma de assinalar o mês dedicado à mulher decorreu uma palestra no município de Quipungo para ajudar à reflexão sobre o papel e a importância do empoderamento feminino na construção de uma sociedade mais justa, informou hoje a página de Facebook do Governo da Huíla.