Opinião

Para ti, mulher de hoje!

Augusto Cuteta

Jornalista

Bonjour, meu filho. Como estás? A minha nora francesinha? E o Macronzinho e sua mamoite? Aqui, 'inda vai que não vai. Saúde a normalizar. Apanhei já segunda dose da vacina contra a Covid-19.

12/09/2021  Última atualização 07H50
Mas, me apressei a tomar a dose, porque agora o Estado 'stá a fazer sorteio de electrodomésticos para quem é vacinado! É luta nos postos de vacinação. A quem terá coragem de fazer 20 doses só p'ra conseguir lá um fogão ou geleira ou televisor!

O país 'stá indo assim. Preparando as eleições. As leis ora avançam ora recuam. Presidente abriu mão e, com um gesto de grande patriotismo, devolveu mais p'ros deputados trabalhar um bocado mais na Lei de Alteração sobre a Lei Orgânica das Eleições Gerais. Tomou uma decisão de lhe tirar o chapéu!

Aí, nas europas, há luto, mano. Sabe que perdemos o Jorgito? O Sampaio, antigo Presidente dos Tugas. Mas, por cá, a União Africana nos elogiou, porque tratamos bem os refugiados. Mas, não 'stamos conseguir travar os suicídios. Pessoas estão a se matar muito. Só Luanda, até Junho deste ano, foram 101 casos! Agora, 'stou deitar todas cordas de casa. Não quero tentação. Nem quero te falar dos golpes de Estado. Pergunta 'inda nos teus amigos políticos franceses sobre isso.

O resto é já o país que você sabe. Cesta básica vai baixar preços. Eleições têm peso, mano. Tua irmã não paga a casa no Kilamba, agora tem milhões de kwanzas em dívida com o Estado. Marido ganha bem! Essas mulheres não lhes entendo, às vezes.
Falando em mulheres, mano, hoje, vamo 'inda deixar os políticos de lado. E espero que ponhas a tua noiva a ouvir esse áudio no tô "watchapi". São coisas que as mulheres precisam de ouvir. Muitos divórcios, separações, traições, discussões acontecem por falta de coisas simples, que evitariam essa desestruturação das famílias.

Mano, 'stá a ver as makas que tua irmã tem com o marido? Só pode ser falta de oração! Eles é só dormir e acordar e pronto. Nós precisamos de Deus na nossa vida. E a mulher tem um papel fundamental na união da família com Deus.
As mulheres preferem mais a fofoca com as amigas e vizinhas, invés de ter diálogo permanente com o marido. Outra maka é a falta de partilha. Mulher deve ajudar a quebrar os segredos dos salários, problemas, vitórias, cargos! E o marido também!

Mesmo tua falecida mãe, minha mulher do sofrimento, nem sei se no paraíso 'inda serei marido dela, gostava de expor nossos problemas do lar fora do lar. Não se faz isso. Os nossos pais, irmãos, amigos e colegas são fundamentais, mas a resolução inicial dos nossos problemas deve ser guiado pelo casal. E, as mulheres, mesmo essas doutoras falham 'mbora nisso! Têm línguas muito afiadas.
Tal como nós, os homens, as mulheres, principalmente as jovens, devem fazer boas escolhas nas amizades, nas vizinhanças e nos colegas, porque essas têm muita influência nas nossas vidas.

Mas, mano, não pensa só que é a mulher que deve nos respeitar. A bíblia recomenda que elas sejam submissas aos maridos, mas eu defendo a necessidade do respeito mútuo. É o respeito ao outro que faz manter vivo o amor!
Mano, por exemplo, tua irmã quando discute com marido não lhe trata bem, até aquelas coisas lhe tira com ele. Isso não se faz! Cada um no lar tem de cumprir certos deveres de casal. Quem disse que mulher 'stá chateada, porque marido chegou tarde, lhe nega sexo? Não lhe dá de comer e fica sem lhe preparar a roupa? Assim, homem não vai 'mbora procurar mais fora?

Eu sempre falo na tua irmã p'ra ter calma. Marido chegou tarde, lhe espera na sala. Ou no quarto toda cheirosa. Depois lhe dá com ele. Se o sacana 'stá tem força para saltar a corda, então, que aguenta duas frentes. Mas, em casa tem de cumprir o dever!
Mô filho, essa conversa 'stou a te falar porque 'stou mesmo chateado com a tua irmã. Ela arranjou marido. Não lhe demos com ele, mas fica se queixar aqui toda a hora. Possas! É que essas manas casam sem se importar com as origens dos maridos. Só querem saber de kitadi!

Eu mesmo, tô pai, não sabia cozinhar! Essa coisa de ser filho cassule dos pais é complicado. A tua mãe é que me ensinava as coisas! A mulher tem de ter coragem de ajudar naquilo que homem dela não faz bem. Mesmo maka de cama. Não é ir procurar lá fora, depois dizer que nunca lhe fizeram isso ou aquilo, em casa! O homem deve fazer o mesmo.

Também vejo marido que nunca quer fazer nada em casa, mas, se for polícia ou militar, limpa chão e lava os pratos na unidade. O homem deve participar nas actividades domésticas, porque mulher não é escrava de marido, mas sua companheira.
Mano, esses dias, não quero falar muito. Mas, essas pessoas me provocam sempre. Fica já bem. Se com a tua senhora viverem assim, filho vais ser feliz. No fundo, esses coisas ajudam a durar os lares e a serem melhores. E, foi assim com a tua mãe, até que a morte nos separou!
Vou 'inda tomar os medicamentos da tensão. Beijos daqui, de Luanda, do tô velho, que te ama muito.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião