Cultura

Papel do artista foi abordado na 4ª edição da Sentada Cultural

Armindo Canda

Jornalista

“O papel do artista na sociedade: Ética e moral dos artistas nos eventos culturais” foi o tema abordado, sábado, na Biblioteca Municipal do Kilamba Kiaxi, em Luanda, durante a 4ª edição da Sentada Cultural “Quem me dera ser Onda”.

30/07/2024  Última atualização 10H46
Artista plástico Stone Kasiala aproveitou o momento para produzir alguns quadros de pintura © Fotografia por: Armindo Canda | Edições Novembro

Os artistas das diferentes disciplinas artísticas do município que participaram do encontro foram unânimes em afirmar que os criadores têm uma papel preponderante na sociedade, porque representam um país, povo ou região.

Os operadores de cultura no seu todo, referiram os artistas durante o debate, têm a capacidade de comunicar por meio das suas artes, de modo a conscientizar a sociedade em vários aspectos e devem ser inclusivos.

Quanto à ética e à moral, definiram a primeira como sendo o bom comportamento e um posicionamento correcto que os artistas devem ter em momentos culturais, bem como no seu dia-a-dia. Já a segunda, é um código cultural que permite a inserção dos artistas num determinado grupo.

Para o músico Ariclene Poeta, os criadores artísticos passam uma determinada mensagem através das suas obras. Por isso, considerou que são comunicadores por excelência e desempenham um papel crucial na sociedade.

"É necessário que os artistas, sobretudo os músicos, passem uma mensagem clara, informativa, na composição dos temas musicais, para que a sociedade se reveja nas suas canções”,disse.

O escritor Silva Pedro "All Back” disse que o artista deve pautar por uma conduta assertiva, por desenvolver o papel de um educador social numa determinada comunidade ou região.

Durante o encontro, vários foram os artistas que se exibiram para mostrar as suas criações. A primeira actuação e a mais alta, da tarde de sábado, foi a do grupo Marimba de Malanje, que mostrou "força” e recebeu vários aplausos da assistência.

Passaram, igualmente, pelo palco da Biblioteca Municipal do Kilamba Kiaxi a cantora Neurite, o grupo de rap Força Motriz, Ariclene Poeta e Omar Italiano, que incluíram no alinhamento temas como "Me deixa só Brilhar”, "Na minha vida Deus é Grande” e "Guerra no Love”.

As poetisas Angelina dos Santos e Sonhadora declamaram os poemas "Solidão” e "Amor pela Leitura”, respectivamente. O grupo de teatro "Quibinguebiga” levou à cena uma peça que reflecte a problemática da delinquência no município, sobretudo no bairro Quintalão do Petro, no distrito do Golfe.

O conjunto de dança Estrelinha do KK, composto por crianças, exibiu duas coreografias para encerrar a actividade. Stone Kasiala, artista plástico, aproveitou o momento para pintar quadros e grafitar a palavra cultura.

No final do encontro, em declarações ao Jornal de Angola, o músico Lauro Black, que participou pela primeira vez no encontro, aplaudiu a iniciativa da direcção da Cultura do município do Kilamba Kiaxi.

"Iniciativas como esta são incentivadoras e permitem fazer com que o artista galvanize os seus conhecimentos e mostre o talento que tem para os outros. Espero que esse projecto não pare por aqui e que continue, de modo a dar uma maior visibilidade aos novos talentos como eu”, defendeu.

A poetisa Angelina dos Santos disse que ficou satisfeita por participar no encontro e ao mesmo tempo surpreendida por se aperceber do projecto muito tarde. Mas disse ser um bom projecto, porque congrega artistas de várias disciplinas num único espaço.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura