Política

Papel de Raúl Danda considerado exemplar

Joaquim Cabanje

Jornalista

Raúl Danda, antigo líder do Grupo Parlamentar da UNITA, foi homenageado, segunda-feira, em Luanda, pelo partido do “Galo Negro”, por ter atingido a excelência no desempenho das funções de defensor das causas do povo, enquanto deputado.

09/05/2023  Última atualização 08H44
Raúl Danda foi presidente do Grupo Parlamentar da UNITA © Fotografia por: DR

Falando em alusão ao dia do deputado da UNITA, assinalado a 8 de Maio, o presidente daquela força política, Adalberto Costa Júnior, destacou que Raúl Danda era uma referência para os parlamentares e para a juventude do país.

Acrescentou que Raúl Danda tinha um bom discurso, um bom texto escrito na língua portuguesa, coragem política, cultura Ibinda (língua materna), eficiência nas intervenções, aliada a uma faceta jocosa.

Sob a presidência de Raúl Danda, realçou Adalberto Costa Júnior, houve comissões parlamentares de inquérito ao Banco Espírito Santo Angola (BESA), à dívida pública, à Sonangol, cujos documentos serviram de matéria de trabalho para a Procuradoria-Geral da República.

Liberty Chiyaka, o presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, disse que o partido do Galo Negro votou, de forma unânime, o 8 de Maio como o dia do deputado do Grupo Parlamentar do partido: "Nessa data, comemoramos a contribuição de todos os deputados vivos e mortos”.

"O 8 de Maio é um dia que se vive entre emoções e recordações daqueles companheiros que connosco trabalharam, partilhando dias difíceis, mas nesse dia não estão presentes. Não se vai comemorar a morte de Raúl Danda ou de outros deputados, mas sim se está a comemorar a sua obra ou o seu legado”, esclareceu.

Lembrou que o primeiro grande propósito é homenagear o deputado Raúl Danda, como patrono dos deputados do Grupo Parlamentar da UNITA. O segundo propósito da cerimónia foi proporcionar o reencontro de várias gerações de deputados do Grupo Parlamentar da UNITA da 1ª à 4ª legislatura, enquanto o último consiste em desafiar os deputados pela busca da excelência no desempenho das funções.

De acordo com a trajectória académica, de 1981 a 1984, Raúl Danda fez bacharelato de electrónica industrial no Instituto Superior Técnico e Comercial em Kinshasa, República Democrática do Congo.

Em 2005, licenciou-se em Gestão de Empresas na Faculdade de Ciências Económicas da Universidade Lusíada de Angola. De 2006 a 2018, foi mestrando em Ciências Políticas e Administração Pública na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto.

De 2011 a 2015, Danda foi presidente do Grupo Parlamentar da UNITA. De 2015 a 2019 desempenhou a função de vice-presidente da UNITA, eleito durante o XII congresso ordinário do partido. Era poliglota, exprimindo-se fluentemente em sete línguas, nomeadamente, Ibinda, lingala, umbundu, kikongo, português, inglês e francês.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política