Cultura

Papel da mulher na História da Poesia Angolana

A União dos Escritores Angolanos realiza, hoje, a partir 10h00, na sua sede, em Luanda, um colóquio que debate a “Catalografia da Mulher na História da Poesia Angolana”. Em parceria com o Círculo Literário e Linguístico “Litteragris”, o objectivo é homenagear e incentivar a criação literária no género feminino, assim como mapear obras de poetisas angolanas, com relevância para os estudos literários, e inseri-las contextualmente dentro do processo historiográfico através do estudo crítico.

30/03/2024  Última atualização 13H25
Ensaísta Edmira Manuel © Fotografia por: DR

O mesmo conta com quatro temas, a serem abordados pela ensaísta Edmira Cariango e pelas estudantes universitárias Nilca da Costa, Ester Dihoha e Carla Oliveira.

Edmira Cariango aborda a "Inserção no feminino na poesia angolana, postulados e reconfigurações”, enquanto Nilca da Costa "A metapoesia na literatura angolana, um instrumento de afirmação do discurso da mulher”. Por sua vez, Ester Dihoha tem como tema "Insipiência a poesia como arma de desfragilização da mulher na sociedade”,  e Carla Oliveira dissertará sobre "O erotismo, manifestações, encontro e desencontros na poesia feminina angolana”.

Um dos principais momentos do evento é o depoimento de passagem de testemunho a ser proferido pela poetisa e escritora Amélia da Lomba, que falará sobre as dificuldades da sua inserção e eventualmente de outras mulheres na instituição literária angolana.

A União dos Escritores Angolanos é uma associação de utilidade pública, fundada a 10 de Dezembro de 1975. A sua actividade assenta nos seguintes princípios fundamentais: independência intelectual e orgânica; liberdade criativa; promoção dos valores culturais nacionais e de todas as conquistas universais; posicionamento contra todas as formas de discriminação étnica, racial, sexual, nacional, cultural e outras; profunda e activa solidariedade humana.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura