As obras de asfaltagem do troço rodoviário que liga o município do Luau ao Alto-Zambeze, na província do Moxico, vão ter início este ano.
A coordenadora do Comité da Mulher Sindicalizada da União dos Sindicatos do Huambo, Elizabete Katende, pediu à direcção do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) para desenvolver acções que ajudem a assegurar os direitos das empregadas domésticas, em especial as que já estão inscritas no sistema de protecção, com base na Lei Geral do Trabalho.
Tito Lúnwa, 43 anos, é um jovem que criou o seu pequeno negócio no quintal da casa onde vive, no bairro Txizaínga II, arredores da cidade de Saurimo, província da Lunda-Sul, depois de beneficiar, há um ano, de um kit profissional de carpintaria, através do Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE), que visa mitigar o desemprego no seio da juventude e gerar renda para as famílias.
Pai de sete filhos, o jovem que perspectiva a abertura de um empreendimento maior, empregou seis pessoas, para reforçar o trabalho que exerce há cerca de 20 anos, antes de beneficiar de uma formação técnica.
Entre os empregados, que auxiliam a empreitada, através do fabrico de camas, portas e janelas, por encomenda, consta o filho de um vizinho.
Pela qualidade do produto fabricado, o jovem recebe vários clientes, muitos dos quais provenientes das províncias vizinhas do Moxico e da Lunda-Norte, o que lhe permite fabricar duas camas por dia, com material adquirido localmente.
Das vendas feitas diariamente, num valor mínimo de 70 mil kwanzas, Tito Lúvwa conseguiu comprar material para erguer uma casa de carácter definitivo, já em fase de acabamento, além de ajudar a suprir outras despesas no seio da família.
Celestino Muhangueno, 28 anos, é outro exemplo de jovem empreendedor que montou, há quatro anos, uma carpintaria, num espaço arrendado, que facilita o exercício da sua actividade sem sobressaltos. Com o kit que recebeu, há três anos, diariamente, fabrica portas, gradeamentos, entre outro material, com a ajuda de sete jovens contratados.
A escassez de meios de trabalho e de financiamento constam entre as principais dificuldades do jovem, que carece de um espaço favorável e próprio.
O mestre de artes e ofícios garantiu que pretende recrutar outros jovens formados pelo centro de formação profissional, para dar o seu contributo ao programa de combate ao desemprego e desenvolvimento da província.
Kits de trabalho
Desde o lançamento do PAPE, em 2020, na província da Lunda-Sul, os serviços provinciais do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional INEFOP distribuíram mais de mil kits profissionais de Serralharia, Carpintaria, Canalização, Electricidade, Corte e Costura, Agricultura, Jardinagem, entre outros, há 1.500 jovens.
Segundo o chefe dos serviços provinciais do INEFOP, Constantino António, a entrega dos equipamentos visa melhorar significativamente a renda das famílias e fomentar o autoemprego.
Em termos de micro-créditos disponibilizados pelo Banco Sol, avançou que dos 400 mil candidatos inscritos 48 foram contemplados, com um valor de 300 mil kwanzas e apenas três reembolsaram os valores.
Acrescentou que, durante o ano findo, 180 jovens beneficiaram de estágio remuneratório, em várias empresas de prestação de serviços, como Engevia, restaurante Luboia, Ulengo, além da TPA e emissora provincial da Rádio Nacional de Angola.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginOs orçamentos contratuais das obras do Plano de Intervenção Integrado aos Municípios (PIIM), na província do Moxico, precisam de ser revistos, devido ao mau estado das vias de acesso, apelaram, os empreiteiros ao governador local, Ernesto Muangala.
O segundo comandante provincial de Malanje da Polícia Nacional, o subcomissário, Celso Pinda, referiu, esta sexta-feira, a necessidade da permanente formação dos efectivos, treinamento e modernização dos equipamentos para corresponder aos desafios da actualidade.
O Mestre FIDE Internacional, Eugénio Campos conseguiu o segundo lugar, este sábado, pela equipa Associação Internacional de Xadrez para Deficientes Físicos (IPCA), medalha de prata e conquistou uma medalha de bronze a título individual, na primeira paralímpiada de Xadrez que decorreu, em Belgrado, na Sérvia, de 29 a 5 de Janeiro.
A privatização da empresa de Transportes Colectivos e Urbanos de Luanda – TCUL E.P continua na agenda do Estado, mas com a necessidade de se concluir o processo de saneamento económico-financeiro, e também da reestruturação ainda em curso.
Um total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
O Papa Francisco pediu, este sábado, aos dirigentes do Sudão do Sul “um novo avanço” a favor da paz no território dividido por lutas de poder e pobreza extrema, no âmbito da visita que está a realizar ao país.
A missão de paz da ONU no Mali “não é viável” sem aumentar o número de forças de paz, de acordo com um relatório preliminar, daquela organização, obtido pela AFP, que menciona uma possível retirada de tropas se as principais condições não forem atendidas.