Regiões

PAPE melhora vida de jovens na província da Lunda-Sul

Kamuanga Júlia | Saurimo

Jornalista

Tito Lúnwa, 43 anos, é um jovem que criou o seu pequeno negócio no quintal da casa onde vive, no bairro Txizaínga II, arredores da cidade de Saurimo, província da Lunda-Sul, depois de beneficiar, há um ano, de um kit profissional de carpintaria, através do Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE), que visa mitigar o desemprego no seio da juventude e gerar renda para as famílias.

24/01/2023  Última atualização 10H13
Vários jovens estão a criar pequenos negócios na Lunda-Sul © Fotografia por: DR

Pai de sete filhos, o jovem que perspectiva a abertura de um empreendimento maior, empregou seis pessoas, para reforçar o trabalho que exerce há cerca de 20 anos, antes de beneficiar de uma formação técnica.

Entre os empregados, que auxiliam a empreitada, através do fabrico de camas, portas e janelas, por encomenda, consta o filho de um vizinho.

Pela qualidade do produto fabricado, o jovem recebe vários clientes, muitos dos quais provenientes das províncias vizinhas do Moxico e da Lunda-Norte, o que lhe permite fabricar duas camas por dia, com material adquirido localmente.

Das vendas feitas diariamente, num valor mínimo de 70 mil kwanzas, Tito Lúvwa conseguiu comprar material para erguer uma casa de carácter definitivo, já em fase de acabamento, além de ajudar a suprir outras despesas no seio da família.

 Celestino Muhangueno, 28 anos, é outro exemplo de jovem empreendedor que montou, há quatro anos, uma carpintaria, num espaço arrendado, que facilita o exercício da sua actividade sem sobressaltos. Com o kit que recebeu, há três anos, diariamente, fabrica portas, gradeamentos, entre outro material, com a ajuda de sete jovens contratados.

A escassez de meios de trabalho e de financiamento constam entre as principais dificuldades do jovem, que carece de um espaço favorável e próprio.

O mestre de artes e ofícios garantiu que pretende recrutar outros jovens formados pelo centro de formação profissional, para dar o seu contributo ao programa de combate ao desemprego e desenvolvimento da província.

 

Kits de trabalho

Desde o lançamento do PAPE, em 2020, na província da Lunda-Sul, os serviços provinciais do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional INEFOP distribuíram mais de mil kits profissionais de Serralharia, Carpintaria, Canalização, Electricidade, Corte e Costura, Agricultura, Jardinagem, entre outros, há 1.500 jovens.

Segundo o chefe dos serviços provinciais do INEFOP, Constantino António, a entrega dos equipamentos visa melhorar significativamente a renda das famílias e fomentar o autoemprego.

Em termos de micro-créditos disponibilizados pelo Banco Sol, avançou que dos 400 mil candidatos inscritos 48 foram contemplados, com um valor de 300 mil kwanzas e apenas três reembolsaram os valores.

Acrescentou que, durante o ano findo, 180 jovens beneficiaram de estágio remuneratório, em várias empresas de prestação de serviços, como Engevia, restaurante Luboia, Ulengo, além da TPA e emissora provincial da Rádio Nacional de Angola.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões