A União Europeia (UE) condenou "inequivocamente" a intenção do Ministério Público de anular os resultados das eleições gerais e presidenciais na Guatemala, considerando que se se tratou de "uma tentativa de golpe de Estado".
O Papa Francisco inicia, esta sexta-feira, uma visita à cidade portuária francesa de Marselha para defender que o Mediterrâneo seja um lugar de acolhimento para os migrantes.
Segundo a imprensa europeia, o santo Padre preside, hoje, uma oração na Basílica de Notre-Dame de la Garde, e no sábado tem prevista uma missa no estádio Vélodrome e um encontro com o presidente de França, Emmanuel Macron.
O tema das migrações estará em destaque e o anfitrião alerta para as políticas populistas anti-imigração.
O apelo surge numa altura em que alguns países da Europa recorrem cada vez mais a muros nas fronteiras, a repatriamentos, e em que há suspeitas de bloqueios navais para impedir a entrada de novo fluxos de refugiados.
Francisco vai presidir, ainda, à sessão de encerramento de uma reunião de bispos católicos do Mediterrâneo, mas a sua visita de dois dias pretende enviar uma mensagem muito além dos católicos, esperando-se que abranja toda a Europa e o norte de África.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO comandante-geral da Polícia moçambicana, Bernardino Rafael, apelou, ontem, à calma na repetição das eleições autárquicas deste domingo, em quatro municípios, alertando para o “oportunismo” e garantindo que será assegurada a ordem pública.
Os bombardeamentos israelitas na Faixa de Gaza mataram mais de 300 pessoas e feriram meio milhar ontem, enquanto prosseguiam combates entre soldados e milicianos do Hamas, no 63º dia de guerra, anunciou o Ministério local da Saúde.
A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, afirmou, sexta-feira, em Luanda, que “volvidos pouco mais de seis anos, a sociedade angolana está a experimentar um novo contexto, mais saudável do ponto de vista dos Direitos Humanos”, olhando para os esforços do Executivo, com a aprovação da Estratégia Nacional de Direitos Humanos, e a institucionalização, no país, dos Comités Locais de Direitos Humanos.
A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, destacou, sexta-feira, em Luanda, a importância de educar as crianças sobre as atitudes e práticas a ter para a protecção do meio ambiente.
A comissária da União Africana Josefa Correia Sacko reafirmou, no Dubai, ser fundamental a operacionalização dos fundos de perdas e danos, como forma de apoiar as comunidades mais vulneráveis do continente, principalmente as que residem em pequenos Estados insulares.
O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel Tiago Dias, defendeu sexta-feira em Luanda, a necessidade de se formularem estratégias para o fomento do sector agrícola, estimulando o seu crescimento para atender a procura nacional e garantir a segurança alimentar.
O Hospital Geral David Bernardino “Kamanga”, inaugurado em Agosto de 2017, é a maior unidade sanitária da Lunda-Norte, com capacidade de internamento de 200 camas. Devido ao número de óbitos que, alegadamente, regista, alguns círculos entenderam designá-lo de “matadouro”, mas o director-geral, Buagica Mambelo, contrapõe com números: no período de Janeiro a Setembro deste ano, o hospital internou 2. 960 doentes, com registo de 2.459 altas e 322 óbitos.
A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, apelou à Organização da Mulher Angolana (OMA) a continuar vigilante, reforçar a proximidade com os diferentes estratos de mulheres e assegurar a circulação da informação de qualidade sobre os ganhos conquistados e o que estão a ser obtidos no país.