Os traços histórico-culturais de Angola desde as ancestralidades civilizacionais, às lutas pela conquista da independência, à paz e aos elementos caracterizadores dos novos tempos de desenvolvimento do país vão ganhar, doravante, maior impulso e representatividade no Museu das Civilizações Negras, em Dakar, Senegal.
Uma palestra sobre a vida e obra de Agostinho Neto, realizada ontem, em Caxito, marcou abertura das Jornadas das Comemorações do 17 de Setembro, na província do Bengo.
Sob o lema "17 de Setembro, juntos pelo desenvolvimento de Angola”, o prelector António Quino disse que o fundador da nação nasceu numa zona considerada com maior número de população negra alfabetizada do país, naquela época, através da implementação da escola de Mutembo, que fica na margem do Rio Bengo, e foi fundada no século 17.
"Esse dado é importante por se tratar de uma zona fértil, onde se mostra um crescimento e desenvolvimento da população. Por lá, fixaram muitas famílias tradicionais de Luanda, Catete, Dembos, até mesmo de Portugal, Brasil e Holanda, por ser uma zona de negros escolarizados, a escola do Mutembo foi destruída" lembrou.
O vice-governador da província do Bengo para esfera social e económica, José Bartolomeu Pedro, disse que é muito importante lembrar os feitos de Agostinho Neto, fruto dos seus feitos em prol dos angolanos, a data do seu nascimento foi consagrada como dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional, como forma de perpetuar os principais ideais, os ensinamentos de todos quantos se tenham batido pela causa da libertação nacional.
" A data é celebrada num momento particular da história do país, numa altura em que estão em curso a implementação de políticas públicas e estratégias para ultrapassar uma crise económica e financeira, o desemprego, o combate à fome e à pobreza, fazendo jus a uma das máximas que imortalizaram o herói nacional sobre a qual "o mais importante é resolver os problemas do povo", disse.
Na ocasião, o administrador municipal do Dande, Domingos João Lourenço, frisou que constitui uma grande honra falar de Agostinho Neto, durante uma jornada que visa enaltecer a figura e a sua honra.
"Falar de Agostinho Neto, é falar da sua contribuição na libertação de Angola e de África, em particular na região Austral. Igualmente, queremos lembrar aqui o legado do Primeiro Presidente de Angola, e reitero que as portas da administração estarão sempre aberta", sublinhou.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA cantora Anna Joyce realiza amanhã, às 21h00, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, um grande show no qual promete brindar o público com os vários sucessos que fizeram dela uma das vozes mais ouvidas da actualidade. Agenciada pela produtora LS Republicano, Anna Joyce traz como convidados especiais os artistas Landrick e Prodígio.
Os Sona “desenhos e figuras geométricas na areia”, arte milenar do povo Lunda Cokwe, foi elevado, ontem, em Kasane, no Botswana, a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), confirmou ao Jornal de Angola o investigador Jorge Dias Veloso, membro da delegação angolana.
O Atelier D'Artes Lucengomono realiza quinta-feira, pelas 18h30, no Instituto Guimarães Rosa (Centro Cultural Brasil Angola) a primeira edição do concerto denominado “Ntemo”, da cantora e intérprete Tina Bunga com a participação especial do músico Dodó Miranda.
O multilateralismo é a melhor opção para dar resposta aos diversos e complexos desafios do actual contexto da política internacional dos Estados e das instituições, defendeu, ontem, em Luanda, o ministro das Relações Exteriores, Téte António.
Angola juntou-se, domingo, aos demais Estados-membros, numa sessão especial organizada pelo Conselho Executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a precaridade da situação sanitária em Gaza, território palestino ocupado, por Israel.
O embaixador da Venezuela na Nigéria, Alberto Castellar Padilla, prestou a Angola informações preponderantes sobre o referendo de 3 de Dezembro à volta da disputa territorial com a República Cooperativa da Guiana.
O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, vai avaliar diversos empreendimentos do sector nas províncias do Cuanza-Sul, Huambo e Bié, durante a visita de trabalho para radiografar as obras em curso no Sul do país.
A Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT), operadora do Sistema Eléctrico Nacional, denunciou, sábado, em comunicado, vários actos de vandalismos às Linhas de Transporte de Electricidade de 220 e 400 kV - consideradas como as principais que alimentam a capital.