O Embaixador da República de Angola na Federação da Rússia e na Comunidade dos Estados Independentes, Augusto da Silva Cunha, entregou, esta terça-feira, as cartas credenciais ao presidente da Mongólia, Ukhnaagiin Khürelsükh, para dar início às funções naquele Estado, na condição de embaixador não-residente.
O Arquivo Nacional de Angola acolhe esta tarde, a partir das 15h00, a palestra sobre “O Papel Central de Cónego Manuel das Neves na Luta de Libertação Nacional”, numa organização do jornal angolano de Artes e Letras, publicação de especialidade da Edições Novembro.
A ser aberta pelo secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas Albino, a palestra é animada por José Manuel da Silveira Lopes, historiador português que, nos últimos tempos, se tem dedicado ao estudo e divulgação de temas da história de Angola, principalmente no que diz respeito aos acontecimentos independentistas em que participaram o clero católico nativo e as missões protestantes, resultando nos livros "O Cónego Manuel das Neves – Um Nacionalista Angolano (Ensaio de Biografia Política)” e "Lutem Até Alcançarem a Liberdade”, ambos centrados na epopeia sobre a independência de Angola.
O eminente historiador procede, na mesma tarde, à sessão de venda e autógrafos dos seus livros, "O Cónego Manuel das Neves – Um Nacionalista Angolano (Ensaio de Biografia Política)” e "Lutem Até Alcançarem a Liberdade”. Editado pela Nova Vega, pertencente à colecção "O Facto e a Verdade”, o livro foi apresentado ao público em Outubro de 2017, na Torre do Tombo, em Lisboa, pelo jornalista Carlos Veiga Pereira, na presença do editor Assírio Bacelar e do autor.
A obra "Lutem Até Alcançarem a Liberdade” foi lançada em Junho de 2021, igualmente Torre do Tombo, em Portugal. Os livros serão vendidos ao preço de 17 e 18 mil kwanzas cada.
O evento enquadra-se num amplo programa gizado pela administração da Edições Novembro, proprietária de 11 títulos, incluindo o Jornal de Angola, que visa à realização de conferências nas áreas de especialidade dos jornais, de modo a ampliar os espaços de debate.
José Manuel da Silveira Lopes licenciou-se em História, pela Faculdade de Letras de Lisboa, em 1969. Elaborou e apresentou então, sob a orientação do Prof. Jorge Borges de Macedo, uma dissertação sobre história medieval de Portugal. Esteve ligado a projectos de investigação, em colaboração com os Professores A. H. Oliveira Marques e Vitorino Magalhães Godinho.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO novo embaixador extraordinário e plenipotenciário designado da República da Turquia, em Angola, Ufuk Ekici, apresentou as cartas figuradas, ao ministro das Relações Exteriores, Téte António, esta terça-feira, em Luanda.
O ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu, segunda-feira, em audiência, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe, Alberto Pereira, para avaliação das cooperações bilaterais existente entre os dois países.
O reverendo e académico angolano Paulo Carvalho, que participou do colóquio “Mentes Brilhantes” organizado pela universidade de Oxford, na Inglaterra, foi recebido, esta terça-feira, pelo embaixador de Angola no Reino Unido, Sachipengo Nunda, numa clara demonstração de satisfação pelo resultado alcançado pelo também académico.
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, incentivou, esta terça-feira, as associações e agentes desportivos a dinamizarem as diversas modalidades desportivas na província.
O primeiro grupo de 451 estudantes finalistas do Instituto Superior Politécnico Privado de Menongue (ISPPM) começaram, na segunda-feira, a defenderem os trabalhos de fim curso em comunicação social, psicologia, economia e engenharia informática e direito.
Pelo menos, 4.434 famílias carenciadas do município do Rivungo, que dista há mais de 700 quilómetros da capital do Cuando Cubango (Menongue) começam a beneficiar, a partir de primeira quinzena do mês de Abril, das transferências sociais monetárias, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social, denominado Kwenda.
Uma delegação do Ministério da Cultura chefiada pelo director nacional das Comunidades e Instituições do Poder Tradicional, Albano Cufuna, trabalha, esta terça-feira, na localidade de Muculo-a-Ngola, onde vai avaliar as condições para a edificação do memorial e requalificação dos túmulos do Reino do Ndongo, designadamente, Rainha Njinga Mbande, Ngola Kiluanje e Mbingue a Mbande, que jazem naquela localidade histórica, que dista a mais de 200 quilómetros a norte de Malanje.
Os Estados Unidos da América (EUA) vão apoiar com 100 milhões de dólares na próxima década a luta contra o terrorismo na África Ocidental, anunciou, esta terça-feira, a vice-presidente, Kamala Harris.
O embaixador dos Estados Unidos da América em Angola, Tulinabo Mushingi, destacou, esta terça-feira, em Luanda, a dimensão da Edições Novembro no sector da comunicação social angolana, durante uma visita à empresa.