Política

Palestra aborda papel de Cónego Manuel das Neves na Luta de Libertação Nacional

O Arquivo Nacional de Angola acolhe esta tarde, a partir das 15h00, a palestra sobre “O Papel Central de Cónego Manuel das Neves na Luta de Libertação Nacional”, numa organização do jornal angolano de Artes e Letras, publicação de especialidade da Edições Novembro.

03/02/2023  Última atualização 03H30
Nacionalista angolano Cónego Manuel das Neves

A ser aberta pelo secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas Albino, a palestra é animada por José Manuel da Silveira Lopes, historiador português que, nos últimos tempos, se tem dedicado ao estudo e divulgação de temas da história de Angola, principalmente no que diz respeito aos acontecimentos independentistas em que participaram o clero católico nativo e as missões protestantes, resultando nos livros "O Cónego Manuel das Neves – Um Nacionalista Angolano (Ensaio de Biografia Política)” e "Lutem Até Alcançarem a Liberdade”, ambos centrados na epopeia sobre a independência de Angola.

O eminente historiador procede, na mesma tarde, à sessão de venda e autógrafos dos seus livros, "O Cónego Manuel das Neves – Um Nacionalista Angolano (Ensaio de Biografia Política)” e "Lutem Até Alcançarem a Liberdade”. Editado pela Nova Vega, pertencente à colecção "O Facto e a Verdade”, o livro foi apresentado ao público em Outubro de 2017, na Torre do Tombo, em Lisboa, pelo jornalista Carlos Veiga Pereira, na presença do editor Assírio Bacelar e do autor.

A obra "Lutem Até Alcançarem a Liberdade” foi lançada em Junho de 2021, igualmente Torre do Tombo, em Portugal. Os livros serão vendidos ao preço de 17 e 18 mil kwanzas cada.

O evento enquadra-se num amplo programa gizado pela administração da Edições Novembro, proprietária de 11 títulos, incluindo o Jornal de Angola, que visa à realização de conferências nas áreas de especialidade dos jornais, de modo a ampliar os espaços de debate.

José Manuel da Silveira Lopes licenciou-se em História, pela Faculdade de Letras de Lisboa, em 1969. Elaborou e apresentou então, sob a orientação do Prof. Jorge Borges de Macedo, uma dissertação sobre história medieval de Portugal. Esteve ligado a projectos de investigação, em colaboração com os Professores A. H. Oliveira Marques e Vitorino Magalhães Godinho.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política