Desporto

Palancas Negras voltam a trabalhar hoje em Oran

António de Brito

A recuperação física e a consolidação dos aspectos técnicos vão dominar, hoje, no período vespertino, o treino dos Palancas Negras, no campo adjacente ao Estádio Olímpico de Oran, no esboço da preparação, visando o possível apuramento para os quartos-de-final do CHAN.

23/01/2023  Última atualização 08H49
Palancas Negras estão a depender do desfecho do jogo entre Mali e Mauritânia que se disputa amanhã © Fotografia por: Agostinho Narciso | Edições Novembro
Com a vida complicada no que toca a qualificação, uma vez que fica a depender do desfecho do jogo entre Mali-Mauritânia, a Selecção Nacional não cruza os braços e procura manter a forma desportiva ideal para não ser surpreendida, na eventualidade de passar para a segunda fase do torneio. Após o trabalho psicológico feito por Pedro Gonçalves e técnicos-adjuntos, os jogadores na sessão de treinos de ontem, apresentaram-se bem-dispostos e entregaram-se de corpo e alma no apronto.

Na sessão de trabalhos, o técnico Pedro Gonçalves foi bastante exigente, comparativamente aos treinos passados. Quando os jogadores errassem um determinado exercício, o seleccionador nacional teve de interromper o treino, para corrigir algumas insuficiências.

Grupo treina alegre

Apesar de as esperanças serem por demais remotas, no seio dos jogadores a convicção é forte e todos estão unidos à volta do grande objectivo, atingir à fase seguinte do torneio.

Humoristas da equipa

Com o propósito de retirar a pressão sobre o grupo de jogadores, face à definição ou não da continuidade dos Palancas Negras, na segunda fase do torneio. Os defesas centrais Herenilson e Kinito, são os mais comedianos da equipa nacional. Ambos têm sempre uma piada e contam histórias do "arco da velha” ao ponto de os companheiros de equipas lacrimejarem. O Depú que era um dos individuos de poucas palavras no grupo, também, entrou na rotina do Herenilson e do Kinito.

Love Cabungula, antigo internacional angolano, hoje nas vestes de treinador-adjunto da Selecção Nacional, farta-se de rir-se quando os putos resolvem lançar uma piada."Nem sempre, devemos levar as coisas a sérias. Temos de procurar descontrair, quando as coisas nos correm mal. Somos uma família e isso faz parte do nosso dia a dia. É prazeroso estar aqui e conviver com esta rapaziada maravilhosa”.

Além, médio trinco dos Palancas Negras, a par de Keliano (central do 1º de Agosto) são os que menos falam. Para "Operação CHAN”, Pedro Gonçalves trabalha com 25 jogadores, nomeadamente Hugo Marques e Neblu (guarda-redes), Tó Carneiro, Eddie Afonso, Paizo, Kinito, Herenilson, Lulas e Keliano (defesas), Além, Jaredi, Megue, Mig, Higino, Hossi, Bito, Julinho, Lepúa, Caneta, Kibeixa, Jó, Benvindo e Victoriano (médios), Gilberto e Depú (avançados).

Tabela de colocação

Após os dois encontros realizados, a Selecção Nacional lidera à condição o Grupo D, com dois pontos, seguidos do Mali e da Mauritânia, ambas, com um cada.

Mali e Mauritânia jogam, amanhã, no encerramento da fase de grupos. O conjunto que vencer apura-se para os quartos-de-final. Se ambas as selecções empatarem sem golos. O Mali junta-se  Angola.

  AUSÊNCIA DO MARROCOS
Adeptos argelinos lamentam desistência dos Leões do Atlas

A desistência do Marrocos do CHAN ainda faz ecos nos círculos desportivos e na imprensa argelina. O conflito político entre os dois países que data de 2021, forçou a ausência na prova do detentor do título africano.

A par do corte de relações entre as duas nações, os adeptos do futebol, em Oran, condenaram veementemente e repudiaram o comportamento das autoridades argelinas.

"Estava ansioso de ver os jogos do Marrocos no CHAN. Quando tomei conhecimento que já não viriam fiquei muito triste. Penso que deviam abrir uma excepção. O futebol é um fenómeno iminentemente social, une povos e países. Estava ávido de ver jogar as estrelas marroquinas, que estiveram no Mundial do Qatar", declarou ao Jornal de Angola o adepto Djamal Hussein.

Ahmed Ousmani, outro adepto do futebol, não queria acreditar, que Marrocos tinha desistido da Taça CHAN. "Para mim a desistência do Marrocos foi como um soco no estômago. Penso que o Estado podia abrir uma excepção, para que a comitiva marroquina viajasse até aqui", lamentou, sublinhando que Marrocos representou da melhor maneira o continente africano no Campeonato do Mundo de Futebol do Qatar.

 "Marrocos sobe dignificar o futebol africano na prova planetária, sendo a quarta melhor Selecção do mundo".

  MARKETING
Prova sem visibilidade passa despercebida

O Campeonato Africano de futebol, reservado aos jogadores que actuam nas provas dos seus respectivos países, está sem visibilidade e passa despercebido. No Aeroporto Internacional de Argel, o dístico da prova foi colocado apenas na sala de desembarque, para permitir que os visitantes tomassem contacto com o evento desportivo.

 Ao longo das principais artérias da cidade de Argel e Oran, foi notório a ausência de Marchandise, publicidade do CHAN. Em Oran, o logótipo da competição é visível somente nos "Tramwys”, metros de superfícies e nada mais. O mais curioso é que alguns adeptos do futebol argelino desconhecem, a realização do Campeonato Africano. Interpelados pelo Jornal de Angola, ouve quem confundiu o CAN com o CHAN. "Do CAN já ouvi falar, mas do CHAN não. Não sei se esta prova existe. É verdade que estamos a organizar o CHAN? Não sabia. Contudo, obrigado pela informação", Gamal Mohammed adepto ferrenho do USM da Argélia.

 Ahmed Menad, funcionário público do ramo das telecomunicações, disse que acompanha o CHAN, tendo afirmado que a Argélia será campeã." Seremos campeões africanos. Estamos com uma excelente equipa. Estamos nos quartos-de-final".

  GRUPO A
Moçambique nos quartos-de-final

Moçambique perdeu, sábado diante da Argélia, por 0-1, em jogo da 3ª Jornada do Grupo A do Campeonato Africano de futebol (CHAN´2023), que decorre na Argélia, mas qualifica-se para os quartos-de-final.     

Em partida disputada no Estádio Nelson Mandela, em Argel, o golo solitário foi marcado por Horcine Dehiri, aos 7 minutos.  Com este resultado, a formação anfitriã, que totaliza nove (9) pontos, na liderança da série, apura-se para os quartos-de-final da prova, seguida por Moçambique (4), que também se qualifica.

Para o mesmo grupo, na outra partida, no campo 19 de Maio, a Líbia derrotou a congénere da Etiópia, por 3-1, ocupando a terceira posição, com três (3) pontos. A Etiópia é a quarta, com apenas um (1) ponto.  O CHAN é reservado a jogadores que actuam nas competições internas. O Marrocos, que está ausente, detém o título do Campeonato.                

  GRUPO C
Sudão obrigado a  vencer Madagáscar

Sudão e Madagáscar defrontam-se, hoje, às 20h00, no Estádio Chahid Hamlaoui, em jogo referente à terceira e última jornada do Grupo C do CHAN da Argélia.

Com os malgaxes já apurados para os quartos-de-final, os sudanenses jogam uma cartada decisiva, com a finalidade de vencerem o jogo e o consequente apuramento para a próxima eliminatória. Na tabela classificativa, as duas equipas estão separadas por três, sendo que o Madagáscar lidera a prova, com seis pontos, ao passo que o Sudão é terceiro, com três, os mesmos do Ghana, em segundo lugar.

Frente à líder do agrupamento, o Sudão é obrigado a vencer, já que o Ghana folga por imperativo de calendário, devido à desistência da selecção marroquina. Ainda assim, o Sudão não tem, seguramente, uma tarefa facilitada, uma vez que o Madagáscar espera ganhar para terminar invicto no agrupamento. Atendendo os propósitos dos contendores, espera-se por um desafio intenso e de favoritismo repartido.

Moçambique nos quartos-de-final.

Apesar da derrota diante da Argélia, por 1-0, a Selecção Moçambique garantiu à passagem aos quartos-de-final do CHAN, classificando-se em segundo lugar no Grupo A.

Em seis participações na competição, os Mambas garantiram pela primeira vez o apuramento a segunda fase do torneio. No outro jogo do grupo, a Líbia derrotou a Etiópia, por 3-1.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto