Desporto

Palancas Negras acertam detalhes

António Cristóvão

Jornalista

Os Palancas Negras cumprem hoje, às 17h00, a penúltima sessão de treino no recinto anexo ao Estádio Miloud Hadefi, na cidade de Orão, com realce para as correcções das situações de jogo, antes do desafio contra as Águias do Mali na próxima segunda-feira, à tarde, para a primeira jornada da série D da fase final da 7ª edição do Campeonato Africano das Nações (CHAN).

14/01/2023  Última atualização 08H00
Angolanos liderados pelo seleccionador Pedro Gonçalves voltam a ensaiar os sistemas tácticos em Orão © Fotografia por: DR
Depois dos exercícios de aquecimento, os jogadores serão divididos em dois grupos para a disputa de um mini-jogo com a intenção de melhorar a qualidade dos movimentos defensivos e ofensivos.

Durante o treino colectivo táctico, o técnico Pedro Gonçalves ensaia o plantel constituído pelo guarda-redes Hugo Marques (Neblu/Mig), os defesas Tô Carneiro (Paizo), Lulas, Kinito e Eddie Afonso, os meio-campistas Jaredi Teixeira, Além (Herenilson), Megue e Keliano e no ataque Gilberto (Bito) e Depú (Julinho).

Este conjunto, com algumas alterações, pode ser o onze provável para o desafio com as Águias no Estádio Miloud Hadefi.

Noutra formação, também considerada a formação B, têm jogado com Neblu/Mig, Hossi, Kibeixa, Higino, Paizo, Victoriano Lucoquessa, Caneta, Lépua, Bito e Julinho.

Durante os treinos conjuntos com a bola, Pedro Gonçalves efectua algumas mudanças nas equipas para manter o grupo coeso e sólido nas transições defesa/ataque, após um contra-ataque.

O corpo técnico quer, igualmente, um ataque com qualidade e eficácia defronte ao guarda-redes.

No recinto habitual da preparação, em Orão, os Palancas Negras realizam amanhã, às 16h30, o último treino colectivo com a intenção de ajustar alguns detalhes dos movimentos tácticos. 

Ontem, às 16h30, no mesmo recinto desportivo, na cidade do litoral argelino, a Selecção Nacional ensaiou os momentos de jogo com várias interrupções para a correcção durante as saídas e nas transições defesa/ataque.

Na parte final da preparação, o combinado nacional exercitou, também, os lances de bolas paradas, com realce para os livres próximo da área do guarda-redes, pontapés de cantos e penalties.

Os Palancas Negras encerram na próxima sexta-feira, às 17h00, a fase de grupos do CHAN de Argel diante dos Leões do Chinguette da Mauritânia no Estádio Miloud Hadefi, em jogo a contar para a segunda e última jornada.

Para a segunda fase da competição, qualifica-se apenas o vencedor da série. 

Em 2018, no CHAN de Marrocos, a Selecção Nacional perdeu com a Nigéria por 1-2, no Estádio de Tânger, em desafio dos quartos-de-final. Vá inaugurou o marcador aos 55 minutos, mas Anthony Okpotu (90+1') empatou e Gabriel Okechukwn (109') desfez a igualdade.  

Herenilson e Gilberto recuperam da lesão

O médico dos Palancas Negras, Agostinho da Costa, disse ontem ao Jornal de Angola que o capitão Herenilson e o extremo Gilberto estão bem e a recuperar da lesão no joelho e no tornozelo direito para o desafio contra o Mali na próxima segunda-feira, às 17h00, no Estádio Miloud Hadefi, na cidade de Orão, referente à primeira jornada da série D do Campeonato Africano das Nações (CHAN). A abertura do evento realizou-se, ontem, na cidade de Argel, com o desafio entre Argélia e Líbia.

Ontem, os dois futebolistas cumpriram um treino ligeiro para a recuperação da condição física.

"O Herenilson ressentiu-se de uma lesão no joelho direito e o Gilberto teve uma entorse no tornozelo, mas nada de grave. Por precaução, preferimos mantê-los fora do treino”, esclareceu o médico ao Jornal de Angola.

O capitão dos Palancas Negras falhou o desafio de treino com o conjunto suíço do Servette FC na terça-feira passada (1-1) no Estádio Municipal de Albufeira, localizado na Freguesia de Albufeira e Olhos de Água.

O meio-campista do 1º de Agosto, que recupera da lesão no joelho, cumpre a 37ª internacionalização pelos Palancas Negras.

Herenilson, 26 anos, estreou no dia 12 de Junho de 2016, com 19 anos e nove meses.

Gilberto foi substituído na segunda metade do jogo com o conjunto suíço, depois de sofrer uma pisada de um adversário. O extremo da agremiação do Eixo Viário estreia-se no CHAN, ao contrário de Herenilson, que jogou na edição de 2018, no Marrocos.        

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto