Cultura

Palácio de Ferro: Luwawa leva “Liseya” em concerto com participação de Gabriel Tchiema

Altino Santos

O concerto do baixista e cantor Luwawa acontece, hoje, a partir das 21h00, no Palácio de Ferro, em Luanda.

25/03/2023  Última atualização 10H55
© Fotografia por: DR

No alinhamento do concerto constam temas do álbum "Liseya” e vai contar com a participação especial do músico Gabriel Tchiema. O concerto está enquadrado na programação do Palácio de Ferro.

O artista justificou a escolha de Gabriel Tchiema para partilhar o palco por ser um dos artistas que o influenciou e tem uma proposta musical que dialoga com a sua arte. Por outro esta passagem pelo Palácio de Ferro é no seguimento da promoção e divulgação do disco de estreia "Liseya”, lançado em Setembro do ano passado, no Memorial Dr. António Agostinho Neto.  Temas como "Pakisi”, "Ombenbwa”, "Nda Yolela”, "Filha”, "Tchissola”, "Tchindele” e outras do álbum têm sido apresentados no Ateliê de Peixe, Prova de Arte Miramar e em espaços onde o artista se tem apresentado nos últimos tempos.

José Bernardo Luwawa é um cantor natural do Lobito, Benguela, antes do baptismo artístico por Fernando Alvim, na III Trienal de Luanda, foi conhecido em palco como José Bernardo. Teve a influência do pai, um solista na Igreja Tocoísta, onde começou a dar os primeiros passos da carreira. Em Benguela, pertenceu a Banda Horizonte e depois optou por estabelecer-se em Luanda, onde criou a Banda Estrela, tendo apostado em viver da música.

Faz uma carreira a solo e como baixista em projectos musicais de vários artistas, o que o levou a fazer parte da Banda Ngola, formação residente no Pavilhão de Angola, na Expo 2020 Dubai. Nas sua apresentações também inclui temas de artistas que o moldaram na combinação entre as línguas e ritmos do continente e as tendências afro-americana jazz, funk e  como Richard Bona e Salif Keita.

O convidado, Gabriel Tchiema é dos artistas mais premiados na música angolana, no passado dia 17 de Março mais um entrou na galeria de troféus, "Prémio Carreira Rádio Luanda”. Nascido no município do Dala, província da Lunda-Sul, em 1966, Gabriel Tchiema tem no mercado discográfico os álbuns "Nhena Nhi Nhami”, "Dona”, "Azulula” e "Mungole”. Com o disco "Mungole” venceu o Prémio Nacional de Cultura e Artes em 2014, e foi considerado a Melhor Produção Discográfica, na última edição do Top Rádio Luanda.

O músico notabilizou-se com o Trio Henda, grupo militar, que em representação da província da Huíla, venceu o Festival da Canção Política.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura