Cultura

Palácio de Ferro: Diana Kabango e Angojazz celebram mulher e francofonia

Analtino Santos

Jornalista

Com o tema “Formidable” na voz de Diana Kabango, numa orquestração da Banda Angojazz, encerrou o concerto do Angojazz, realizado na sexta-feira, no Palácio de Ferro,em Luanda. A proposta da Embaixada do Reino da Bélgica, que se enquadrou no Mês da Mu-lher e da francofonia combinou jazz, música belga e a tradicional angolana.

13/03/2023  Última atualização 09H00
© Fotografia por: Luís Damião | Edições nENovembro

Falando para uma plateia diversificada, onde a presença do corpo diplomático, com realce para os embaixadores dos países da francofonia, Jozef Smetz, em aixador do Reino da Bélgica, fez um discurso em que justificou a presença dos angolanos por considerar artistas com potencial, na aposta no talento e em possíveis intercâmbios, como o que já acontece entre Dimbo Makiesse e o belga Julien Hucq.

Quanto ao jazz considera um ritmo aberto a muitas culturas, como acontece nas cidades de Bruxelas e Antuérpia, na Bélgica, onde existe um forte movimento do estilo. Realçou o simbolismo da presença do saxofone, instrumento muito presente no jazz, que foi inventado pelo belga Adolph Sax.

O primeiro momento musical coube a percussão e dança do Ballet Tradicional que levou os presentes ao histórico Congo Square, berço do jazz. "Depois desta demonstração, os jovens instrumentistas da Angojazz, liderados pelo pianista Dimbo Makiesse, deram o toque inicial em "Madagáscar Song”, "Very Clearly”, "I Want to be Happy” e "Sofia Town”.

Diana Kabango foi a artista escolhida para as interpretações vocais. No seu primeiro momento mostrou como é a vida em "Cest La Vie” e des-

lumbrou em "Sensuality”. Na sua segunda passagem, bem na recta final, fechou o concerto ao levar os presentes a vibrarem e cantarem em uníssono o tema "Formidable” antecedida pela também apreciada artista confirmou que o concerto "Chansons Des Veux Amants”.

Outros intervenientes do concerto foram os dançarinos e percussionistas do Ballet Tradicional chamados em momentos pontuais para casarem ritmos e em "Ladies Bounce” foi visível um entrosamento das tendências musicais. No alinhamento do Angojazz ainda constaram "São Tomás” e "Long Story”.

A Banda Angojazz reúne instrumentistas unidos pela linguagem do Jazz e todos envolvidos em outros projectos. Na noite de sexta-feira, provaram que estão familiarizados com o estilo de New Orleans ao mostrarem a habilidade que têm na improvisação, uma das marcas do Jazz. Com Dimbo Makiesse no piano encontramos: King Jaime(baixo eléctrico), Paulo Jazz (guitarra solo), Jack Nsaka e Jesus Baptista (bateria), Omar Gross (tambores), e o trio de sopros Benz Jazz (trompete), Banilson Gama (flauta) e Lukeny( saxofone).

A passagem do Angojazz nesta edição do Mês da Francofonia foi a segunda proposta jazzística da Embaixada do Reino da Bélgica, que no ano passado trouxe o Trio Nicholas Kummert. A Banda Angojazz tem como mentor Dimbo Makiesse que combina um repertório de jazz que reflecte a cultura angolana do tradicional ao mo-derno, tocando assim grandes padrões de jazz.

Diana Kabango é uma cantora que está a ganhar espaço no cenário nacional, onde cativa plateias fazendo viagens pelo melhor da música nacional, passando pela africana com realce para a congolesa e sem dificuldade entra no jazz, blues, soul e outras vertentes da música afro-americana.

Outras actividades

O concerto de Angojazz e Diana Kabango marcou a abertura das actividades culturais do mês da Francofonia que termina com a noite de sabores dos países francófonos, na sexta-feira, no Palácio de Ferro.

Amanhã, a partir das 18h30, no Palácio de Ferro, arranca o ciclo de cinema Francófono, com a exibição do filme "J' ai aimé vivre lá” de Regis Sauder. As outras sessões acontecem, no mesmo local, nos dias 21 e 28 deste mês, com as apresentações das películas "Eugenie Grandet” de Marc Dugan, e "Presquie” de Alexandre Jollien e Bernard Campan, numa organização das Embaixadas de França e Suíça.

O mês da Francofonia celebra a língua francesa e a cultura de países francófonos com programação cultural durante todo o mês de Março. No dia 20 deste mês é celebrado o Dia Internacional da Francofonia, criado com a missão de promover a língua francesa em todo o mundo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura