Cultura

Palácio de Ferro acolhe Festival Balumuka

Analtino Santos

Jornalista

A celebração da cultura e ritmos nacionais, assim como a valorização dos instrumentos ancestrais e os seus executantes, com destaque para a dikanza, estarão em evidência de 24 a 27 de Fevereiro próximo, no Palácio de Ferro, na primeira edição do Festival Balumuka.

12/01/2022  Última atualização 10H20
Raul Tollingas trabalha na divulgação e preservação da dikanza © Fotografia por: ALBERTO PEDRO| EDIÇÕES NOVEMBRO
Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, o músico Jorge Molumba e o produtor João Vigário anunciaram a realização deste evento cultural. Segundo o promotor e responsável pela programação cultural do Palácio de Ferro a intenção é voltar com actividades regulares naquele espaço cultural. O gestor justificou a parceria com Jorge Mulumba pelo trabalho que tem feito na investigação e recolha de música tradicional e instrumentos ancestrais, com realce para o projecto "Tuxikana Oh Dikanza” .

Jorge Mulumba disse que com o Balumuka, numa primeira fase, pretende reunir e mobilizar vários grupos tradicionais para participarem. Consciente da difícil situação pensa realizar um evento com algumas limitações, mas para o futuro transformar num evento internacional. Referiu que aguardam pela actualização do Decreto Presidencial sobre a Covid-19 para definição dos moldes para realização do festival.

Jorge Mulumba aproveitou para fazer um balanço do "Tuxikana Oh Dikanza”, projecto que dinamiza e valoriza a dikanza que conta com o apoio do Gabinete  provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto. Revelou que está envolvido em projectos nos quais a preservação e continuidade da herança cultural é determinante.

Esta não é a primeira vez que a dupla João Vigário e Jorge Mulumba trabalha juntos, durante a III Trienal de Luanda, uma produção da Fundação Sindika Dokolo, coordenada pelo artista plástico, Fernando Alvim, produziram vários espectáculos de música tradicional e o Festival Muanba - Música Ancestral Bantu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura