Os Estados Unidos da América (EUA) vão apoiar com 100 milhões de dólares na próxima década a luta contra o terrorismo na África Ocidental, anunciou, esta terça-feira, a vice-presidente, Kamala Harris.
Os principais líderes de Djibuti, Etiópia e Quénia concordaram em iniciar operações de “busca e destruição” nas fronteiras dos seus países com a Somália, de maneira a expulsar os militantes do Al Shabaab que operam na área.
A medida resulta de uma ofensiva do Governo Federal da Somália contra o grupo afiliado a Al Qaeda nos últimos meses.
O Governo de Mogadíscio retomou o controlo de várias cidades e aldeias no centro da Somália com a ajuda do Governo americano, milícias de clãs aliados e forças pertencentes aos governos regionais da Somália.
Quer o Presidente do Quénia, William Ruto, quer o Presidente do Djibuti, Ismail Omer Guelleh, e o Primeiro-Ministro da Etiópia, Abiy Ahmad, encontraram-se com o seu homólogo somali, Hassan Sheikh Mohamud, em Mogadíscio para concertar as medidas de segurança de maneira a enfraquecer o Al Shabaab.
"O grupo concordou em criar uma estratégia e organizar em conjunto uma campanha operacional robusta no nível dos Estados da linha de frente, de busca e destruição em várias linhas de frente visando redutos de Shabaab no Sul e Centro da Somália”, segundo o comunicado conjunto emitido no final do encontro.
"A campanha sensível ao tempo impedirá qualquer infiltração futura de elementos na região”, disse o comunicado, sem fornecer detalhes sobre a operação.
Os três países também contribuem com tropas para a Missão de Transição Africana na Somália (ATMIS), uma força de paz liderada pela União Africana.
O Al Shabaab luta desde 2006 para derrubar o Governo da Somália e estabelecer o seu governo com base na sua interpretação estrita da lei islâmica, a Sharia.
O grupo terrorista lançou desde 2022 ataques significativos contra hoteis, bases militares e estabelecimentos governamentais na Somália, apesar de encontrar resistência relativamente bem-sucedida do Governo.
Na quarta-feira, o Al Shabaab lançou morteiros num distrito próximo ao escritório do Presidente Hassan Sheikh Mohamud, onde estava a ser realizada a reunião com outros chefes de Estado.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginNove mineiros da República Democrática do Congo foram resgatados com vida de uma mina de ouro, em Kivu do Sul, após um desabamento, devido às chuvas fortes que se fizeram sentir na região, último sábado, noticiou, esta terça-feira, a Lusa.
O ministro da Segurança Nacional israelita anunciou que a controversa proposta de reforma judicial, que está na origem dos protestos que se registam nas ruas de diversas cidades do país, foi suspensa por várias semanas.
O reverendo e académico angolano Paulo Carvalho, que participou do colóquio “Mentes Brilhantes” organizado pela universidade de Oxford, na Inglaterra, foi recebido, esta terça-feira, pelo embaixador de Angola no Reino Unido, Sachipengo Nunda, numa clara demonstração de satisfação pelo resultado alcançado pelo também académico.
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, incentivou, esta terça-feira, as associações e agentes desportivos a dinamizarem as diversas modalidades desportivas na província.
O primeiro grupo de 451 estudantes finalistas do Instituto Superior Politécnico Privado de Menongue (ISPPM) começaram, na segunda-feira, a defenderem os trabalhos de fim curso em comunicação social, psicologia, economia e engenharia informática e direito.
Pelo menos, 4.434 famílias carenciadas do município do Rivungo, que dista há mais de 700 quilómetros da capital do Cuando Cubango (Menongue) começam a beneficiar, a partir de primeira quinzena do mês de Abril, das transferências sociais monetárias, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social, denominado Kwenda.
Uma delegação do Ministério da Cultura chefiada pelo director nacional das Comunidades e Instituições do Poder Tradicional, Albano Cufuna, trabalha, esta terça-feira, na localidade de Muculo-a-Ngola, onde vai avaliar as condições para a edificação do memorial e requalificação dos túmulos do Reino do Ndongo, designadamente, Rainha Njinga Mbande, Ngola Kiluanje e Mbingue a Mbande, que jazem naquela localidade histórica, que dista a mais de 200 quilómetros a norte de Malanje.
Os Estados Unidos da América (EUA) vão apoiar com 100 milhões de dólares na próxima década a luta contra o terrorismo na África Ocidental, anunciou, esta terça-feira, a vice-presidente, Kamala Harris.
O embaixador dos Estados Unidos da América em Angola, Tulinabo Mushingi, destacou, esta terça-feira, em Luanda, a dimensão da Edições Novembro no sector da comunicação social angolana, durante uma visita à empresa.