O Embaixador da República de Angola na Federação da Rússia e na Comunidade dos Estados Independentes, Augusto da Silva Cunha, entregou, esta terça-feira, as cartas credenciais ao presidente da Mongólia, Ukhnaagiin Khürelsükh, para dar início às funções naquele Estado, na condição de embaixador não-residente.
Diplomatas de países de expressão francesa acreditados em Luanda consideram excelentes as relações entre Angola e os Estados da Francofonia.
A avaliação foi feita, ao Jornal de Angola, durante um jantar organizado pela comunidade francófona residente em Angola, alusivo ao mês da Francofonia.
No caso particular da cooperação entre Angola e Marrocos, a embaixadora do país árabe, Saadia El Alaoui, disse que, no capítulo das trocas comerciais, apesar da ausência de dados estatísticos, a realidade vai mudar, com o regresso dos voos comerciais entre Luanda e Rabat, às segundas, quartas e sextas-feiras.
A diplomata acrescentou que os dois países vão continuar a trabalhar nos instrumentos legais para dinamizar as trocas comerciais, que conheceram um incremento na exportação de madeira de origem angolana para Marrocos, bem como fertilizantes deste país para Angola.
Além das trocas comerciais, decorrem, igualmente, diligências para melhorar o intercâmbio no domínio dos petróleos e serviços.
Quanto à emissão de vistos para Marrocos, Saadia El Alaoui garantiu que são necessárias apenas 24 horas, para os passaportes ordinários, enquanto que os passaportes diplomáticos e de serviços estão isentos.
Para o embaixador da Guiné Equatorial, Protasio Edu Edjanga Ennaga, Angola consta entre os principais parceiros estratégicos nas relações Sul-Sul no continente.
O diplomata considerou excelentes as relações entre os dois países e vai reforçar o intercâmbio existente no domínio militar, ciência, segurança e agricultura e formação de recursos humanos.
Entre os desafios apontou a necessidade de um acordo de cooperação no domínio dos transportes para ligar Luanda a Malabo e reforçar as trocas comerciais entre os dois países.
Lembrou que o seu país é o único falante de espanhol no continente africano, razão pela qual aderiu à Organização da Francofonia em 1985, quatro anos depois de tê-lo feito na Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
Rayan Aidibi, agente consular do Líbano na África do Sul, participou igualmente no evento. Disse que o mesmo vai permitir o reforço das relações entre os países francófonos com representação em Angola.
Aidibi, empresário residente em Angola há mais de 20 anos, agradeceu o acolhimento recebido das autoridades e povo angolanos durante este tempo.
Ressaltou que a comunidade libanesa residente em Angola actua, sobretudo, nos segmentos do comércio, indústria produtiva e transformadora, considerados motores para o progresso da economia angolana.
Participaram do evento diplomatas, homens e mulheres de negócios de vários países falantes da língua francesa, além de outros Estados não falantes, como Angola, Rwanda, Egipto, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Líbia, e Vietname.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO novo embaixador extraordinário e plenipotenciário designado da República da Turquia, em Angola, Ufuk Ekici, apresentou as cartas figuradas, ao ministro das Relações Exteriores, Téte António, esta terça-feira, em Luanda.
O ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu, segunda-feira, em audiência, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe, Alberto Pereira, para avaliação das cooperações bilaterais existente entre os dois países.
O reverendo e académico angolano Paulo Carvalho, que participou do colóquio “Mentes Brilhantes” organizado pela universidade de Oxford, na Inglaterra, foi recebido, esta terça-feira, pelo embaixador de Angola no Reino Unido, Sachipengo Nunda, numa clara demonstração de satisfação pelo resultado alcançado pelo também académico.
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, incentivou, esta terça-feira, as associações e agentes desportivos a dinamizarem as diversas modalidades desportivas na província.
O primeiro grupo de 451 estudantes finalistas do Instituto Superior Politécnico Privado de Menongue (ISPPM) começaram, na segunda-feira, a defenderem os trabalhos de fim curso em comunicação social, psicologia, economia e engenharia informática e direito.
Pelo menos, 4.434 famílias carenciadas do município do Rivungo, que dista há mais de 700 quilómetros da capital do Cuando Cubango (Menongue) começam a beneficiar, a partir de primeira quinzena do mês de Abril, das transferências sociais monetárias, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social, denominado Kwenda.
Uma delegação do Ministério da Cultura chefiada pelo director nacional das Comunidades e Instituições do Poder Tradicional, Albano Cufuna, trabalha, esta terça-feira, na localidade de Muculo-a-Ngola, onde vai avaliar as condições para a edificação do memorial e requalificação dos túmulos do Reino do Ndongo, designadamente, Rainha Njinga Mbande, Ngola Kiluanje e Mbingue a Mbande, que jazem naquela localidade histórica, que dista a mais de 200 quilómetros a norte de Malanje.
Os Estados Unidos da América (EUA) vão apoiar com 100 milhões de dólares na próxima década a luta contra o terrorismo na África Ocidental, anunciou, esta terça-feira, a vice-presidente, Kamala Harris.
O embaixador dos Estados Unidos da América em Angola, Tulinabo Mushingi, destacou, esta terça-feira, em Luanda, a dimensão da Edições Novembro no sector da comunicação social angolana, durante uma visita à empresa.