Economia

Países da América Latina e Caribe pedem financiamento

Os países da América Latina e do Caribe pediram, na terça-feira, mais financiamento internacional na região após crises económicas e climáticas, numa declaração final após cúpula realizada na capital argentina, Buenos Aires.

26/01/2023  Última atualização 10H52
© Fotografia por: DR

"Enfatizamos a necessidade de instituições financeiras regionais internacionais, como os Bancos Multilaterais de Desenvolvimento, melhorarem os instrumentos de crédito através de mecanismos limpos, justos, transparentes e acessíveis”, disse o documento.

A "Declaração de Buenos Aires”, na sétima Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), com 111 pontos, descreveu como os efeitos da Covid-19, as mudanças climáticas e a guerra na Ucrânia afectaram toda a região.

"Expressamos nossa preocupação de que vários países emergiram da pandemia com níveis mais altos de dívida pública”, disse.

A declaração também enfatizou a importância da democracia em toda a região, expressou apoio às negociações entre o governo venezuelano e sua oposição, e exige  que os Estados Unidos levantem seu bloqueio a Cuba.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia