O Executivo aprovou, na manhã desta quinta-feira, em Conselho de Ministros, um diploma que suspende, por três anos, a exportação de madeira bruta no país, para promover a exploração sustentável dos recursos florestais, proteger o ambiente e garantir a reflorestação.
Os funcionários públicos e agentes administrativos que trabalham em zonas de difícil acesso e desprovidas de ofertas de bens e serviços essenciais vão passar a beneficiar, a partir deste ano, de subsídios de isolamento, instalação, renda de casa e de preferência na mobilidade do cônjuge ou unido de facto e ao acesso à habitação, entre outros benefícios atribuídos pelo Estado.
O aumento dos preços dos alimentos e da energia no mercado internacional constitui uma “verdadeira ameaça” para a segurança alimentar e um “perigo” para os orçamentos de vários Estados africanos, considerou, esta segunda-feira, em Luanda, o especialista em Relações Internacionais Amaral Lara.
O docente universitário, que falava na Conferência sobre Diplomacia e Segurança Internacional, uma iniciativa da Academia Diplomática Venâncio de Moura, defendeu, por isso, a necessidade do aumento da produção interna ou a criação de estratégias colectivas para atenuar a dependência às exportações.
Amaral Lara disse, igualmente, que com o actual cenário internacional é uma oportunidade para os Estados produtores de petróleo e gás tentarem preencher a lacuna no fornecimento para a Europa e materializar as suas estratégias de diversificação económica.
Ao dissertar sobre "A posição dos Estados africanos face ao conflito da Ucrânia”, o professor entende que, apesar da neutralidade dos países africanos mediante o conflito, estes poderão sofrer consequências.
"Por um lado, devido à neutralidade e, por outro, o diálogo, uma vez que muitas economias africanas dependem dos produtos como o trigo e fertilizantes provenientes da Rússia e da Ucrânia”, acentuou.
Por seu turno, a professora de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade do Minho, em Portugal, Laura Pereira, disse que a guerra na Ucrânia provocou a deterioração do ambiente de segurança na Europa, "o que obrigou as alianças existentes cerrarem fileiras e a encontrarem estratégias múltiplas para lidar com a crescente ameaça russa”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República defendeu, quarta-feira, em Luanda, maior aproximação da Constituição da República de Angola (CRA) aos cidadãos, para a construção de uma sociedade livre, justa, democrática, de paz e igualdade.
Angola e Burundi estiveram à conversa para analisar o quadro de cooperação e perspectivar o reforço bilateral entre os dois países, na quarta-feira, nas instalações da Missão Diplomática Nacional, em Adis Abeba, na Etiópia.
A delegação do Governo Provincial de Luanda (GPL) que participa na maior feira mundial de equipamentos e meios médicos, a decorrer nos Emirados Árabes Unidos, foi recebida, na quarta-feira, pelo embaixador angolano residente e plenipotenciário naquele país, Albino Malungo.
Teve início, na quarta-feira, mais uma edição do Mundial de Clubes, que decorre de 1 a 11 de Fevereiro, em Marrocos. A competição conta com sete equipas, incluindo o Flamengo (detentor da Libertadores), o Real Madrid (detentor da Liga dos Campeões) e o Wydad Casablanca (detentor da Liga dos Campeões Africanos e representante do país sede).
Dois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 29 e os 30 anos foram detidos, na quarta-feira, em Moçâmedes, na província do Namibe, por suspeita de vandalismo no antigo centro de tratamento de águas.