Sociedade

País vai dispor do maior centro de formação da África Austral

Jurelma de Castro

Jornalista

Angola vai dispor, ainda este ano, do maior centro de formação média em Comunicação da África Austral, anunciou, segunda-feira, em Luanda, o secretário de Estado da Comunicação Social.

06/06/2023  Última atualização 08H44
Secretário de Estado Nuno Caldas anunciou várias acções de capacitação de jornalistas © Fotografia por: Raimundo Mbiya | Edições Novembro

Nuno Caldas Albino, que falava durante o Curso de Actualização de Conhecimentos para Jornalistas, afirmou que o centro, a ser inaugurado na província do Huambo, funcionará como uma extensão do Centro de Formação de Jornalistas (Cefojor). O secretário de Estado explicou que o centro vai dispor de meios e tecnologias de ponta em termos de estúdios, laboratórios e salas de multimédia.

Este projecto, salientou, é um dos eixos prioritários estabelecidos pelo Executivo a nível do sector, que tem a ver com a valorização e dignificação dos quadros, por via de melhores condições de trabalho e de formação.

Nuno Caldas Albino realçou que este propósito visa, igualmente, acelerar e permitir que os profissionais da Comunicação Social de Angola, África lusófona e de outros países da região Austral do continente usufruam de uma formação mais abrangente e integrada. Tendo em conta esta perspectiva, o secretário de Estado avançou que os cursos vão ser ministrados em três sistemas, por meio das línguas portuguesa, inglesa e francesa, com vista a assegurar a formação dos profissionais e atender, sobretudo, a demanda e os desafios a nível do actual paradigma da comunicação.

Noutra vertente, o responsável salientou a necessidade de o jornalista obedecer aos cânones da deontologia e ética profissionais estabelecidas nas normas do Ordenamento da Comunicação Social, Lei de Imprensa e todas outras disposições legais que repartam o exercício da actividade jornalística.

Nuno Caldas Albino salientou que é natural que se tenha um factor comunicacional mais abrangente, sobretudo com as redes sociais e outras plataformas digitais, por conta da nova Lei de Imprensa.

"Tem de haver regras, para que possamos levar melhor a informação aos cidadãos”, referiu, para adiantar que as redes sociais são meios alternativos. O secretário de Estado garantiu que o Executivo vai assegurar a regulamentação das plataformas digitais, sobretudo, a imprensa online.


Treinamento contínuo

O director-adjunto para a Área Administrativa do Cefojor, Pedro Sakumbe, garantiu que o centro vai continuar a assumir o compromisso e comprometimento com a capacitação e formação contínua de jornalistas.

Referiu que a ideia é atingir a dignificação e qualificação da classe, daí a parceria com a RTP na realização do Curso de Actualização de Conhecimento para Jornalistas de Rádio. "Pensamos que seja uma soberana oportunidade para os profissionais da classe e as demais especialidades adquirirem conhecimentos sobre esta matéria, com vista a agregar valor ao seu perfil”, salientou Pedro Sakumbe.

Na formação, que termina na próxima sexta-feira, participam 40 jornalistas de rádio, orientados por formadores provenientes de Portugal.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade