O Governo arrecadou 18,2 milhões de dólares com a venda, sexta-feira, de oito diamantes, num leilão onde participaram 25 empresas das principais praças diamantíferas mundiais, anunciou a Sodiam.
O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel Tiago Dias, defendeu sexta-feira em Luanda, a necessidade de se formularem estratégias para o fomento do sector agrícola, estimulando o seu crescimento para atender a procura nacional e garantir a segurança alimentar.
Angola tem 23.977.537 subscritores móveis, o que representa uma taxa de penetração de 69,79 por cento de acordo com números apresentados, sexta-feira, em Luanda, pelo director nacional de Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Matias Borges.
O director nacional declarou que o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) pretende trabalhar com esses indicadores para alcançar bons resultados a nível do serviço de quinta geração (5G) até 2027.
Com base nesses dados, os desafios que colocam ao país residem estabelecer formas de levar os serviços de telecomunicações às populações das localidades mais remotas, assim como a modernização do sistema eléctrico em muitos sites, apontou Matias Borges.
Outro desafio é a construção de um satélite de observação da terra para o auxílio à agricultura e à monitorização de derrames de petróleo no mar, além da migração da televisão analógica para o digital, um processo em que se está a trabalhar com o Japão, com vista à contratação de financiamento.
O director considerou importante a construção de dois data center para interligar todos departamentos ministeriais, garantindo que os dados do Governo são melhor tratados se estiverem todos agrupados.
"A
visão estratégica do sector está focada nos grandes desafios, onde o principal
desafio é cobrir o 1.246.700 quilómetros quadrados do território nacional”,
frisou.
Financiamento
O director executivo da EY ANGOLA, Filipe Colaço reforçou sobre a necessidade das instituições melhorarem a organização interna a fim de obterem mais financiamentos, notando que financiadores internacionais que pretendem investir no país deparam-se com dificuldade na concretização do projectos por haver, no país, uma organização que os torne atractivos.
"Temos que fazer o trabalho de casa, ter os processos bem definidos, uma organização capaz de fazer um reporte financeiro e de sustentabilidade adequado, devemos fazer uma revolução neste sentido”, declarou, lembrando os avanços registados entre os parceiros africanos de Angola.
O consumo digital é uma realidade que tem vindo a acelerar nos últimos anos: em 2020, fez saber, a África concentrou, 8, 5 mil milhões de dólares de investimentos em telecomunicações, mercê de a população jovem e urbanizada que está a potenciar o crescimento da economia digital, a qual terá uma contribuição de 180 mil milhões de dólares no PIB do continente.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM) encerrou, esta sexta-feira, em Luanda, o 8.° leilão de diamantes brutos, tendo sido arrecadado um valor líquido total de 18,2 milhões de dólares.
A agricultura familiar é responsável por 82 por cento da produção nacional, segundo o Balanço da Campanha Agrícola 2022-2023, apresentado na segunda Reunião Ordinária do Conselho de Governação Local, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço.
A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, afirmou, sexta-feira, em Luanda, que “volvidos pouco mais de seis anos, a sociedade angolana está a experimentar um novo contexto, mais saudável do ponto de vista dos Direitos Humanos”, olhando para os esforços do Executivo, com a aprovação da Estratégia Nacional de Direitos Humanos, e a institucionalização, no país, dos Comités Locais de Direitos Humanos.
A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, destacou, sexta-feira, em Luanda, a importância de educar as crianças sobre as atitudes e práticas a ter para a protecção do meio ambiente.
A comissária da União Africana Josefa Correia Sacko reafirmou, no Dubai, ser fundamental a operacionalização dos fundos de perdas e danos, como forma de apoiar as comunidades mais vulneráveis do continente, principalmente as que residem em pequenos Estados insulares.
O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel Tiago Dias, defendeu sexta-feira em Luanda, a necessidade de se formularem estratégias para o fomento do sector agrícola, estimulando o seu crescimento para atender a procura nacional e garantir a segurança alimentar.
O Hospital Geral David Bernardino “Kamanga”, inaugurado em Agosto de 2017, é a maior unidade sanitária da Lunda-Norte, com capacidade de internamento de 200 camas. Devido ao número de óbitos que, alegadamente, regista, alguns círculos entenderam designá-lo de “matadouro”, mas o director-geral, Buagica Mambelo, contrapõe com números: no período de Janeiro a Setembro deste ano, o hospital internou 2. 960 doentes, com registo de 2.459 altas e 322 óbitos.
A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, apelou à Organização da Mulher Angolana (OMA) a continuar vigilante, reforçar a proximidade com os diferentes estratos de mulheres e assegurar a circulação da informação de qualidade sobre os ganhos conquistados e o que estão a ser obtidos no país.