Sociedade

País sem registo de óbitos por Covid-19 há dois dias

Angola não regista mortes por Covid-19 há 48 horas, tendo notificado, ontem, 26 novas infecções e recuperado 56 pacientes, de acordo com os dados avançados, em Luanda, pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

09/02/2021  Última atualização 10H36
Secretário de Estado para a Saúde Pública. © Fotografia por: Edições Novembro
No encontro com jornalistas, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM), sobre a evolução da pandemia no país, Franco Mufinda esclareceu que dos 26 novos casos, 17 foram registados em Luanda, cinco no Huambo, dois em Cabinda e um nas províncias da Huíla e Lunda-Norte. Os infectados, referiu o secretário de Estado, têm idades entre 18 e 71 anos. Na capital do país, os casos foram registados nos municípios de Cacuaco, Viana, Talatona e nos distritos urbanos da Ingombota e Sambizanga.

Em relação à  recuperação de pacientes, Franco Mufinda disse que 22 foram no Zaire, 15 na Lunda-Norte, sete em Benguela, quatro no Bié, três em Luanda, igual número no Huambo e dois no Moxico. Com estes dados, o país contabiliza 20.112 casos positivos, dos quais 475 óbitos, 18.596 recuperados e 1.041 activos. Dos activos, nove estão em estado crítico a receber tratamento por ventilação mecânica invasiva, 12 em situação grave, 81 são considerados moderados, 68 têm sintomas leves e 871 assintomáticos.

Nos centros de tratamento da Covid-19, a nível do país, estão internados 170 doentes. Em quarentena institucional estão 144 cidadãos e 1.971 sob investigação epidemiológica. O secretário de Estado disse que duas pessoas que estavam em quarentena institucional na província do Moxico, tiveram alta. O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) registou 31 chamadas, todas relacionadas a pedidos de informação sobre a Covid-19.

Franco Mufinda informou, também, que o Laboratório de Biologia Molecular processou, nas últimas 24 horas, 1.438 amostras, das quais 26 foram positivas. Desde o início da pandemia, em Março, foram processadas 369.532 amostras,  20.112 das quais obtiveram resultado positivo. Em relação à testagem serológica rápida  realizada nas entradas e saídas da província de Luanda, o secretário de Estado referiu que, nas últimas 24 horas, foram testados 203 passageiros, dos quais 66 foram reactivos, correspondendo a uma taxa de exposição ao vírus Sars-Cov2 de 22,4 por cento.

A Equipa de Saúde Mental e Intervenção Psico-social assistiu, nas últimas 24 horas, por via telefónica, cinco cidadãos, prestando apoio psicológico. O secretário de Estado voltou a apelar aos cidadãos para o cumprimento rigoroso das medidas de biossegurança, nomeadamente o uso correcto da máscara facial, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel e o respeito do distanciamento físico.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade