Sociedade

País regista redução dos crimes violentos

André da Costa|

Jornalista

O ministro do Interior disse, ontem, em Luanda, durante a abertura do Conselho Consultivo Alargado, que houve uma redução dos crimes violentos, como homicídios, agressões sexuais e raptos.

16/04/2024  Última atualização 10H16
Eugénio Laborinho fez um balanço das operações na abertura do Conselho Consultivo Alargado © Fotografia por: Edições Novembro
Eugénio Laborinho informou que, apesar da redução desta tipologia de crimes, é preciso os agentes redobrarem a vigilância aos crimes de extracção ilícita de recursos minerais estratégicos, cibernéticos, à pesca ilegal, furtos de bens públicos, contrabando de combustíveis e à imigração ilegal.

Para o ministro, é importante reforçar as acções de vigilância das fronteiras, reduzir os índices de criminalidade no geral e particularmente da sinistralidade rodoviária e melhorar os métodos de combate aos crimes económicos e financeiros.

A outra preocupação, referiu, está, também, no aumento de casos de justiça por mãos próprias, cometidos por alguns cidadãos, apontando como exemplo a morte do jovem músico gospel Calebe, no município do Cazenga, por populares. Por isso, apelou aos cidadãos a evitarem tal prática, porque o Estado tem órgãos vocacionados para fazer justiça.  

Balanço

Durante o Conselho Consultivo, realizado na Unidade de Reacção e Patrulhamento, o ministro adiantou, ainda, que, com base nos dados estatísticos, o país registou um total de 16.290 crimes de natureza diversa, no primeiro trimestre deste ano.

Ao comparar com os dados do ano passado, disse que houve uma redução acentuada de menos 2. 077 crimes, tendo, por isso, considerado a situação de segurança pública de calma e sob o controlo das autoridades.

O Conselho Consultivo analisou, ainda, a situação de segurança pública, o novo Estatuto Orgânico do Ministério do Interior, a proposta de alteração pontual da Lei sobre o Regime Disciplinar do Pessoal da Polícia Nacional e o projecto de Lei sobre Condecorações da Polícia Nacional.

O encontro serviu, igualmente, para analisar o impacto no país do novo regime jurídico de isenção e simplificação de procedimento para a concessão de Vistos de Turismo e a proposta de regulamento do Observatório Nacional contra o Terrorismo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade