O engenheiro agrónomo e activista Fernando Pacheco lança, nesta quinta-feira e sábado, em Luanda, as obras “Conversas interpelantes na Mulemba” e “Crónicas da nossa terra”.
A dívida dos nove municípios da província de Luanda para com a Empresa Pública de Águas (EPAL), acumulada dos anos anteriores até Maio último, chegou aos 105 mil milhões de kwanzas, revelou, esta terça-feira , a directora de Engenharia da instituição.
A Inspecção Geral do Trabalho (IGT) registou, desde 2018 até ao primeiro trimestre deste ano, um total 5.974 acidentes de trabalho em todo o território nacional, revelou, sexta-feira, em Luanda, o inspector-geral adjunto da instituição.
Mário Tavira, que anunciou os dados durante um seminário, que visou discutir aspectos sobre a qualidade, higiene, segurança, saúde e ambiente, considerou os números de bastante preocupantes para o país.
Durante a dissertação, o inspector-geral adjunto referiu que 4.878, das vítimas dos 5.974, sofrem de incapacidade temporária, 101 foram fatais e 995 apresentam lesões consideradas leves, segundo dados reportados pelas próprias empresas.
O responsável revelou, ainda, que a par disso constitui preocupação a falta de informação, pois, as empresas furtam-se de mandar os dados estatísticos sobre acidentes de trabalho, actividades mensais, trimestrais, semestral e anual para a IGT.
"A falta da cultura informativa, cumprimento das regras estabelecidas por leis, decretos e normas leva-nos a concluir que o número de acidentes reportados, neste período, ainda não corresponde com a realidade efectiva, daí que solicitamos maior interacção entre a IGT e as empresas”, concluiu.
Mário Tavira avançou que as empresas de construção civil lideraram a lista de acidentes, seguidas pelos prestadores de serviços do ramo petrolífero e, neste momento, o sector agrícola tende a subir os registos, devido às novas tecnologias usadas nas máquinas e os fertilizantes tóxicos.
Por isso, louvou a realização do encontro, promovido pela Bureau Veritas, que contou com a presença de membros do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, empresas petrolíferas, centros de formação profissional e de telecomunicações, entre outras.
Durante o referido seminário, os participantes abordaram diversos temas, com destaque para "Como trabalhar em conjunto, para construir uma cultura de sugurança positiva”, "Medidas de autoprotecção”, "Edifícios requisitos mandatários”, "Importância dos planos de emergência e dos simulacros nos edifícios” e "Segurança nas estradas, agindo em conjunto”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginUm grupo de quatro indivíduos, que simulava realizar actividade de táxi, com uma viatura modelo Hiace, com as cores azul e branco, para assaltar passageiros, foi detido pelo Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional.
A execução de propostas apresentadas por munícipes de Benguela, no quadro do Orçamento Participativo, ajudou a transformar a vida de muitas comunidades da província de Benguela, reconheceu, ontem, a directora provincial da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).
Cerca de três mil milhões de kwanzas é o valor que vai custar a construção de três centros materno-infantis de referência nos bairros 22 de Janeiro, Alto Kifangondo e Paz nos Mulenvos, em Ca-cuaco, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção no Municípios (PIIM).
Angola e Holanda defrontam-se hoje, às 17h15, no Pavilhão Arena Zlatorog, em partida referente aos quartos-de-final, da 23ªedição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, que decorre na Eslovénia até 3 de Julho, com a participação de 32 selecções.
A II Conferência dos Oceanos, que decorre desde 27 de Junho até 1 de Julho, em Lisboa, Portugal, sob o tema “reforçar a acção dos oceanos com base na ciência e na inovação para a implementação do ODS14: avaliação, parcerias e soluções”, elegeu Angola como uma das vice-presidentes e relatora-geral do evento.
A interligação eléctrica do Soyo (Zaire) a Cabinda ocorre a médio prazo, com base em opções que incluem a extensão de um cabo submarino ou uma linha de transporte a transpor território da República Democrática do Congo (RDC), anunciou o ministro da Energia e Águas, terça-feira, no Soyo.
O embaixador do Reino Unido em Angola, Roger Stringer, prevê um crescimento assinalável das trocas comerciais entre os dois países, mercê dos indicadores de reanimação da actividade económica dos efeitos da pandemia da Covid-19, que, depois de 2020, levaram à desaceleração do comércio bilateral antes situado em mais de 900 milhões de dólares por ano.
A comissária da União Africana Josefa Sacko assegurou, quarta-feira(29), em Lisboa, que a investigação científica deve ser a base da política e da tomada de decisões, para permitir compreender e gerir, de forma sustentável, os oceanos e mares do continente.