O Ministério da Saúde (MINSA) reiterou, este domingo, em comunicado de imprensa que "Angola continua livre de casos da denominada Varíola do Macaco".
O Cuanza-Sul celebra, hoje, 15 de Setembro, 107 anos, desde a sua fundação, à luz da Portaria n.º 3565, que formalizou o desmembramento do antigo distrito do Kwanza, que criou as actuais províncias do Cuanza-Sul e Cuanza-Norte, facto que ocorreu durante a vigência do sistema colonial português, no longínquo ano de 1917.
Vinte e sete pessoas morreram e 87 ficaram feridas, em consequência de 90 acidentes de viação, registados no país, pela Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária (DTSR), informou, sábado, o porta-voz da corporação.
Adriano do Rosário frisou que dos 87 feridos registados, 59 tiveram ferimentos graves e 28 leves, entre os quais se destacam 32 atropelamentos, que causaram nove mortes.
O superintendente-chefe salientou, ao apresentar o balanço da semana passada, que em relação a igual período do ano passado, houve um aumento de mais 11 acidentes, assim como de mais nove mortes. A redução, esclareceu, é no número de feridos, que foi de menos 17.
A corporação, realçou, apreendeu, ainda, 512 motorizadas, aplicou 1.269 multas por diversas infracções ao Código de Estrada e registou danos materiais de 15 milhões de kwanzas. Durante a semana finda, continuou, foram detidos, também, 149 indivíduos, 88 dos quais por condução sob influência de bebida alcoólica, três por envolvimento em acidentes, 12 por condução perigosa e 34 por condução sem carta de condução.
Estatística
As províncias de Luanda, Cunene e Benguela, referiu, foram as que registaram maior número de acidentes, mortes e feridos. A maior parte dos sinistros registados, adiantou, ocorreu por atropelamento. "A colisão entre veículos automóveis e motociclos também tem estado a aumentar muito, em especial aos fins-de-semana”, disse.
Para inverter o quadro dos acidentes, informou, a DTSR tem vindo a realizar um conjunto de acções, como operações stop, palestras e sensibilização nas escolas públicas e privadas do ensino de base e com alunos que frequentam cursos profissionais nos centros de formação.
A Polícia de Trânsito, destacou, tem igualmente trabalhado com igrejas e demais membros da sociedade, com o objectivo de reduzir os acidentes. "As operações vão continuar a ser realizadas no sentido de se inverter o quadro, sendo um esforço que deve ser feito por todos os utentes da via, como condutores, passageiros e peões”, disse.
Bombeiros
O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros registou, na semana finda, 17 mortes, sendo 13 por acidentes de viação, explicou, ontem, o porta-voz da instituição, Wilson Baptista.
O superintendente adiantou que acudiram, ainda, 52 feridos, sendo 33 por acidente de viação, 12 por agressão física e três por queda.
Durante a semana finda, prosseguiu, foram registados 29 incêndios, que provocaram uma morte e dois feridos, a maioria por curto-circuito, negligência, fogo posto e fuga de gás.
"O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros efectuou, na semana finda, 75 evacuações de doentes para diversos hospitais da capital do país”, explicou.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social apelou, sábado, em Luanda, ao empresariado local a estar mais próximo dos jovens que apresentam ideias criativas, no sentido de incentivá-los a empreender no ramo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), por ser um mercado bastante promissor.
A Associação Angola 2000 lançou dois projectos sociais destinados a promover os direitos das mulheres e a inclusão de jovens no país, anunciou, na sexta-feira, em Luanda, o presidente Cirilo Mbonge.
Ric Bradshaw, o xerife do condado de Palm Beach, no estado norte-americano da Florida, revelou, este domingo, novas informações sobre os tiros disparados nas imediações do campo de golfe onde Donald Trump se encontrava.
O Banco Nacional de Angola anunciou, na sexta-feira, a indicação do vice-governador do Banco Nacional de Angola, Pedro Rodrigo Gonçalves de Castro e Silva, ao cargo de direcção executiva da Constituência do Grupo Africano 1 (AfG1) do Fundo Monetário Internacional (FMI, que deve ser ocupado por um representante da República de Angola.
O Desportivo da Lunda-Sul venceu, 1-0, a equipa do Sekhukhume FC da África do Sul, sábado no Estádio 11 de Novembro, em desafio referente à primeira-mão da última eliminatória de acesso à fase de grupos da Taça da Confederação.
António Agostinho Neto foi o fundador da nação angolana e o primeiro Presidente de Angola. Ele interiorizou, desde muito cedo, o valor da luta do povo angolano e fez muito pela liberdade do seu povo.