Sociedade

País regista 27 mortes por acidentes de viação

André da Costa|

Jornalista

Vinte e sete pessoas morreram e 87 ficaram feridas, em consequência de 90 acidentes de viação, registados no país, pela Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária (DTSR), informou, sábado, o porta-voz da corporação.

11/08/2024  Última atualização 10H51
Agentes de trânsito têm realizado operações stop para sensibilizar os automobilistas do país © Fotografia por: Santos Pedro | Edições Novembro

Adriano do Rosário frisou que dos 87 feridos registados, 59 tiveram ferimentos graves e 28 leves, entre os quais se destacam 32 atropelamentos, que causaram nove mortes.

O superintendente-chefe salientou, ao apresentar o balanço da semana passada, que em relação a igual período do ano passado, houve um aumento de mais 11 acidentes, assim como de mais nove mortes. A redução, esclareceu, é no número de feridos, que foi de menos 17.

 A corporação, realçou, apreendeu, ainda, 512 motorizadas, aplicou 1.269 multas por diversas infracções ao Código de Estrada e registou danos materiais de 15 milhões de kwanzas. Durante a semana finda, continuou, foram detidos, também, 149 indivíduos,  88 dos quais por condução sob influência de bebida alcoólica, três por envolvimento em acidentes, 12 por condução perigosa e 34 por condução sem carta de condução.

 
Estatística

As províncias de Luanda, Cunene e Benguela, referiu, foram as que registaram maior número de acidentes, mortes e feridos. A maior parte dos sinistros registados, adiantou, ocorreu por atropelamento. "A colisão entre veículos automóveis e motociclos também tem estado a aumentar muito, em especial aos fins-de-semana”, disse.

Para inverter o quadro dos acidentes, informou, a DTSR tem vindo a realizar um conjunto de acções, como operações stop, palestras e  sensibilização nas escolas públicas e privadas do ensino de base e com alunos que frequentam cursos profissionais nos centros de formação.

A Polícia de Trânsito, destacou, tem igualmente trabalhado com igrejas e demais membros da sociedade, com o objectivo de reduzir os acidentes.  "As operações vão continuar a ser realizadas no sentido de se inverter o quadro, sendo um esforço que deve ser feito por todos os utentes da via, como condutores, passageiros e peões”, disse.

 
Bombeiros

O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros registou, na semana finda, 17 mortes, sendo 13 por acidentes de viação, explicou, ontem, o porta-voz da instituição, Wilson Baptista.

O superintendente adiantou que acudiram, ainda, 52 feridos, sendo 33 por acidente de viação, 12 por agressão física e três por queda.

Durante a semana finda, prosseguiu, foram registados 29 incêndios, que provocaram uma morte e dois feridos, a maioria por curto-circuito, negligência, fogo posto e fuga de gás. 

"O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros efectuou, na semana finda, 75 evacuações de doentes para diversos hospitais da capital do país”, explicou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade