Angola participa de 22 a 28 de Maio em Genebra (Suíça) na 75ª Assembleia Mundial da Saúde a decorrer no Palácio das Nações, com uma delegação do Ministério da Saúde (MINSA).
O Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) informou, nesta segunda-feira, que partir do mês de Junho começam a ser resolvidos todos os pendentes relacionados à emissão e entrega de passaportes em tempo útil.
Um total de 211 mil menores foi vítima de violência sexual, física, psicológica e de trabalho infantil, no período de 2017 a Março do corrente ano, revelou, quinta-feira, em Luanda, o director-geral do Instituto Nacional da Criança (INAC).
Paulo Kalesi, que falava à imprensa, após a abertura do seminário de capacitação técnica dos quadros do INAC, encerrado, ontem, disse que a província de Luanda lidera os casos de violência sexual, enquanto a Huíla, Namibe, Bengo e Cuanza-Norte registaram mais números de trabalho infantil.
O responsável salientou que, fruto das campanhas de sensibilização, há, nos últimos anos, uma tendência de redução dos casos de violência contra a criança, um quadro que se verifica, também, desde a implementação do projecto de Municipalização da Acção Social.
Paulo Kalesi avançou que a Municipalização da Acção Social vai permitir com que as preocupações das crianças sejam atendidas e resolvidas a nível dos municípios. "O INAC terá apenas o papel de articular com todas as estruturas competentes para a defesa dos menores”, explicou.
Disse que o INAC fez um estudo sobre o fenómeno da violência contra a criança e concluiu que o problema deve ser tratado a partir do município, com vista a prevenir e combater qualquer tipo de agressão física, psicológica e emocional.
A representante-adjunta interina do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em Angola, Giovanni D´Amato, defendeu que a resposta à violência contra a criança deve ser multifacetada, declarada como um problema de Saúde Pública e ter carácter de urgência.
Giovanni D´Amato referiu que a violência contra a criança não pode ter lugar nas culturas angolanas nem deve fazer parte das normas sociais em qualquer circunstância a nível do território nacional.
"Estupro e abuso sexual não são assuntos pessoais e não devem ser resolvidos no seio familiar, mas sim denunciados à Polícia Nacional, Tribunal de Menores ou outras entidades competentes”, rematou.
O seminário de capacitação técnica dos quadros do INAC, onde participaram delegados das 18 províncias, visou capacitar os técnicos com acções que, a partir de agora, vão fortalecer as políticas em prol das crianças.
Os delegados ao seminário debateram temas como a "Protecção e Promoção dos Direitos da Criança”, "Papel do INAC na Formulação, Definição e Garantia da Execução das Políticas do Executivo”, "Prevenção e Combate da Violência contra a Criança”, entre outros.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA cidade de Mbanza Kongo, que alberga as ruínas do Kulumbimbi, berço do cristianismo em Angola, vai ser transformada, em breve, num destino de peregrinação religiosa, adiantou, este domingo, o arcebispo católico em Malanje, D. Luzizila Kiala.
Nos últimos anos, várias associações ou Organizações Não Governamentais têm tomado iniciativas no sentido de salvar as tartarugas, espécies em extinção em muitas partes do mundo, por causa da acção do homem sobre o seu habitat natural e da sua comercialização, devido ao seu valor na indústria da comida exótica
A fístula obstétrica é uma lesão grave entre a bexiga e a vagina ou entre o recto e a vagina, provocada por um parto demorado, obstruído e sem assistência médica, o que provoca perda descontrolada da urina (incontinência urinária), o que faz com que muitas mulheres libertem mau cheiro, o que lhes impossibilita de ter uma vida social, sendo, geralmente, abandonadas pelo esposo e pela família
O Ministério da Educação prevê, até ao final do ano, capacitar 110 formadores de professores da iniciação, em matéria de comunicação linguística e expressão, representação matemática, meio físico e social, de acordo com o secretário de Estado para o Ensino Secundário.
O MPLA vai propor, como Vice-Presidente da República, para o período 2022/2027, uma senhora, informou, esta tarde, o presidente do partido, João Lourenço, na abertura da reunião extraordinária do Comité Central, que decorre neste momento, no Centro de Conferência de Belas, em Luanda.
O Centro de Processamento de Dados de Angola Eleitorais, espaço onde serão recebidos, verificados e validados os documentos relativos à apresentação de candidaturas às eleições gerais começa a funcionar esta quarta-feira, 25, anunciou hoje a presidente do Tribunal Constitucional de Angola.
Esperança Maria da Cunha é o segundo nome que consta da lista de deputados do MPLA à Assembleia Nacional, cuja figura poderá ascender ao posto de Vice-Presidente da República, caso o partido ganhe as Eleições Gerais de Agosto próximo.
A lista de candidatos a deputados do MPLA, para o período 2022-2027, pode ser conhecida, hoje, no final da reunião extraordinária do Comité Central, que decorre, neste momento, no Centro de Conferência de Belas, sob orientação do líder do partido, João Lourenço.
O presidente do MPLA, João Lourenço, afirmou, nesta segunda-feira, em Luanda, que “os partidos da oposição estão a levar a cabo uma campanha interna e externa para descredibilização das eleições mesmo antes delas se realizarem”.
O centenário de Agostinho Neto é o foco da edição deste ano do Top dos Mais Queridos, cuja gala acontece dia 7 de Outubro, em formato especial, num espectáculo que vai reunir um conjunto de modalidades artísticas, como a música, dança, teatro e a poesia.