Política

País prepara Comissão Mista para reforço da cooperação com o Brasil

Angola e a República Federativa do Brasil realizam a 5 de Abril próximo, em Brasília, a próxima sessão da Comissão Mista, para o aprofundamento das relações diplomáticas e de cooperação bilateral.

24/03/2023  Última atualização 06H35
© Fotografia por: DR

Os detalhes da preparação deste evento foram tratados na noite de quarta-feira, durante uma conversa telefónica entre os ministros das Relações Exteriores de Angola, Téte António, e dos Negócios Estrangeiros do Brasil, Mauro Luiz Iecker Vieira.

Durante o contacto telefónico, as duas entidades falaram das relações políticas privilegiadas entre as duas nações, das proximidades geográficas e culturais que unem os dois países e povos, assim como abordaram questões relacionadas com a CPLP, dentre as quais se destacam o reforço do pilar económico proposto por Angola, através da criação de uma estrutura dedicada ao assunto dentro do Secretariado da organização.

O Estado brasileiro manifestou o interesse de relançar a parceria estratégica com Angola, apostando, para tal, numa forte carteira de investimentos, estimada em 1,7 mil milhões de euros, em áreas que vão desde a Energia à Agroindústria, passando pela Farmacêutica, Construção e Turismo.

A cooperação com o Brasil tem prevista, ainda, o cultivo de arroz, associado a um projecto agroindustrial de arroz, milho e feijão, da empresa brasileira Ruzene, em parceria com a angolana Sílaba, que está a ser estruturado financeiramente com um banco angolano.

Outra área promissora para o Brasil é o desenvolvimento agrícola de perímetros irrigados, tendo em vista os projectos do Governo angolano para o combate à seca no Vale do Cunene e a experiência brasileira de irrigação e apoio à agricultura familiar no Vale de São Francisco, região localizada entre os estados de Minas Gerais, Bahia e Pernambuco, que se tornou um importante produtor de frutas e hortícolas.

O ministro Téte António, citado em comunicado do Ministério das Relações Exteriores, esclareceu que a experiência do Brasil no sector da Agropecuária é bem-vinda, por ajudar a promover e aprofundar a cooperação neste domínio.

A cooperação entre Angola e o Brasil começou a desenhar-se a 11 de Junho de 1980, com a assinatura do Acordo de Cooperação Económica, Científica e Técnica.

No âmbito desse acordo, os dois países desenvolveram a cooperação nas áreas da Defesa, Saúde, Cultura, Administração Pública, Formação Profissional, Educação, Meio Ambiente, Desporto, Estatística e Agricultura.

Angola e o Brasil têm, igualmente, trabalhado para o reforço e aprofundamento do relacionamento no âmbito da CPLP, com realce para as questões dos acordos de mobilidade, de facilitação de investimento e da dupla tributação.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política