Política

País participa no Diálogo de Alto Nível sobre Financiamento do Desenvolvimento

César Esteves | Nova Iorque

Jornalista

Angola participou, quarta-feira (20), no Diálogo de Alto Nível sobre o Financiamento do Desenvolvimento, que teve lugar na sede das Nações Unidas. O país esteve representado neste evento pela ministra das Finanças, Vera Daves.

21/09/2023  Última atualização 08H30
Ministra das Finanças, Vera Daves. © Fotografia por: Edições Novembro
Ao prestar declarações à imprensa angolana, no intervalo do certame, Vera Daves adiantou que a tónica das intervenções incidiram, essencialmente, na necessidade de se mobilizar mais capital para as instituições multilaterais, de modo a dar-lhes um balanço mais robusto, mas, ao mesmo tempo,  aumentar a voz e representatividade de economias africanas junto dos órgãos do governo dessas instituições, com mais directores executivos, "onde as preocupações referentes ao continente africano possam ser endereçadas”.

O Diálogo de Alto Nível sobre o Financiamento do Desenvolvimento, que contou com a presença do Secretário-Geral da ONU, do FMI e do Banco Mundial, acontece num momento crítico para acompanhar os progressos registados no sentido da concretização da Agenda de Acção de Addis Abeba (AAAA), que define um conjunto abrangente de medidas para financiamento sustentável da implementação da Agenda 2030 e alinhamento dos fluxos e políticas financeiras com prioridades económicas, sociais e ambientais. Este documento serve como quadro central dos governos nacionais para a criação de um ambiente propício a medidas de desenvolvimento local e ajuda a contextualizar os meios da Agenda 2030 de implementação de metas. O Diálogo de Alto Nível sobre o Financiamento do Desenvolvimento serviu para demonstrar apoio político, ao mais alto nível, ao financiamento do Desenvolvimento Sustentável, complementado pela Cimeira dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (Cimeira dos ODS) e a sua Declaração Política.

O evento representou uma plataforma importante para os Estados membros e outras partes interessadas debaterem, ao mais alto nível, soluções criativas aos actuais desafios, a fim de mobilizar apoio político e fazer avançar a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política