O Executivo aprovou, na manhã desta quinta-feira, em Conselho de Ministros, um diploma que suspende, por três anos, a exportação de madeira bruta no país, para promover a exploração sustentável dos recursos florestais, proteger o ambiente e garantir a reflorestação.
Os funcionários públicos e agentes administrativos que trabalham em zonas de difícil acesso e desprovidas de ofertas de bens e serviços essenciais vão passar a beneficiar, a partir deste ano, de subsídios de isolamento, instalação, renda de casa e de preferência na mobilidade do cônjuge ou unido de facto e ao acesso à habitação, entre outros benefícios atribuídos pelo Estado.
Angola participa, a partir de hoje até quinta-feira, em Marrocos, no 6º Congresso da Conferência das Jurisdições Constitucionais Africanas (CJCA), organização que Angola preside desde 2019. Durante o encontro, o Tribunal Constitucional vai cessar o mandato de três anos na presidência do órgão.
A delegação angolana ao evento é chefiada pela presidente do Tribunal Constitucional, Laurinda Cardoso, refere uma nota daquele tribunal superior a que o Jornal de Angola teve acesso.
O 6º Congresso da CJCA vai abordar temas relacionados com as Jurisdições Constitucionais Africanas e o Direito Internacional, além da eleição do país que nos próximos anos dirigirá os destinos da instituição, em substituição de Angola.
Composta por 48 instituições constitucionais, a CJCA, com sede na Argélia, é uma organização continental que agrupa os tribunais africanos responsáveis pelo asseguramento e o cumprimento cabal da Lei Magna nos respectivos países.
A CJCA trabalha na promoção da Justiça Constitucional, no intercâmbio de experiências, na divulgação da jurisprudência constitucional, de valores e princípios universais do Estado de Direito, da Democracia e dos Direitos Humanos, no quadro do preâmbulo do Acto Constitutivo da União Africana.
Completam a delegação angolana a vice-presidente do Tribunal Constitucional, Guilhermina Prata, e os juízes conselheiros Carlos Teixeira, Victória Izata e Júlia Ferreira.
Em Fevereiro, Angola acolheu a 14ª Reunião Ordinária do Bureau Executivo da CJCA. O encontro reuniu os presidentes e representantes das Jurisdições Constitucionais de África e decorreu sob a égide do Tribunal Constitucional do país.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República defendeu, quarta-feira, em Luanda, maior aproximação da Constituição da República de Angola (CRA) aos cidadãos, para a construção de uma sociedade livre, justa, democrática, de paz e igualdade.
Angola e Burundi estiveram à conversa para analisar o quadro de cooperação e perspectivar o reforço bilateral entre os dois países, na quarta-feira, nas instalações da Missão Diplomática Nacional, em Adis Abeba, na Etiópia.
Teve início, na quarta-feira, mais uma edição do Mundial de Clubes, que decorre de 1 a 11 de Fevereiro, em Marrocos. A competição conta com sete equipas, incluindo o Flamengo (detentor da Libertadores), o Real Madrid (detentor da Liga dos Campeões) e o Wydad Casablanca (detentor da Liga dos Campeões Africanos e representante do país sede).
Dois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 29 e os 30 anos foram detidos, na quarta-feira, em Moçâmedes, na província do Namibe, por suspeita de vandalismo no antigo centro de tratamento de águas.
O secretário provincial da Cultura, Ernesto Barros André, anunciou, quarta-feira, em Cabinda, a requalificação do local onde se concentravam escravos na época do tráfico negreiro, na aldeia de Chifunca, município de Cacongo.
Jorge Kute é o novo director provincial adjunto, na província do Uíge, informou o Ministério do Interior (MININT), esta quinta-feira, depois de ter sido apresentado pelo subcomissário de investigação, Nelson Fernandes da Costa, titular do SIC local.