A dívida dos nove municípios da província de Luanda para com a Empresa Pública de Águas (EPAL), acumulada dos anos anteriores até Maio último, chegou aos 105 mil milhões de kwanzas, revelou, esta terça-feira , a directora de Engenharia da instituição.
O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) está reunido, desde terça-feira , em Conselho Consultivo, na cidade do Lu-bango, província da Huíla, para definir as metas do próximo quinquénio 2023-2027.
Angola vai formar, pela primeira vez, especialistas em cirurgias cardiovasculares e pulmonares, no Complexo Hospitalar de Doenças Cardiopulmonares "Cardeal Dom Alexandre de Nascimento", que já realizou, desde a sua inauguração, no passado mês de Novembro, mais de cinquenta operações complexas.
Os dados foram tornados públicos, ontem, em Luanda, durante a cerimónia de abertura do ano lectivo.
A formação vai abranger mais de 1.500 técnicos de saúde, entre médicos, enfermeiros e pessoal administrativo, com o apoio de quatro médicos cubanos, que já se encontram em Angola.
O destaque recai para internamentos, área para a qual vão ser capacitados 80 médicos, além de mais 17 especialidades.
O director pedagógico e científico do Complexo Hospitalar, D'jamel Kitumba, disse que, dentro de três anos, o país vai contar com um grande número de médicos especialistas formados internamente, com destaque para cirurgias de alta complexidade.
"Vamos contar não só com especialistas em cirurgias cardíacas ou cardiovasculares, mais também de diferentes áreas hospitalares, como a cardiologia interna, medicina interna e intensiva, neurocirurgia e imagiologia", garantiu.
Acrescentou que, nesse momento, o Complexo Hospitalar de Doenças Cardiopulmonares conta com 1.700 trabalhadores, que, também, estão envolvidos no processo de formação, nos níveis de pré-graduação, pós-graduação e formação permanente.
O secretário de Estado da Saúde para a Área Hospitalar, Deodato Inocêncio, desafiou a direcção do hospital a ser o primeiro no país a efectuar, brevemente, um transplante do coração.
"Com a aprovação da Lei do Transplante e da Lei da Reprodução Medicamente Assistida, teremos, em breve, a inauguração de uma instituição que responderá a estes dois grandes sectores, além desta unidade hospitalar", sublinhou.
O director-geral do Complexo Hospitalar, Carlos Masseca, disse que o acto de abertura do ano lectivo deve-se a uma das orientações do Presidente da República, João Lourenço, aquando da inauguração do novo Hospital Sanatório, no sentido de transformar-se em centro de formação.
"Hoje é um dia histórico, pelo facto de começar a formação dos primeiros cirurgiões cardiovasculares", disse Carlos Masseca.
Por sua vez, o cirurgião cardiotorácico e vascular, coordenador do internato, Guiomar Correia, deu a conhecer que, no país, existem, apenas, nove médicos com esta especialidade, acrescentando que, com as apostas que o Governo está a fazer no Sector da Saúde, acredita em dias melhores.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA execução de propostas apresentadas por munícipes de Benguela, no quadro do Orçamento Participativo, ajudou a transformar a vida de muitas comunidades da província de Benguela, reconheceu, ontem, a directora provincial da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).
Cerca de três mil milhões de kwanzas é o valor que vai custar a construção de três centros materno-infantis de referência nos bairros 22 de Janeiro, Alto Kifangondo e Paz nos Mulenvos, em Ca-cuaco, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção no Municípios (PIIM).
A ministra da Saúde, reiterou, nesta terça-feira, em Luanda, que o Executivo está “fortemente comprometido no reforço progressivo do Serviço Nacional de Saúde assente em princípios orientadores de eficiência, equidade, eficácia, humanização e inovação”.
A execução de propostas apresentadas por munícipes de Benguela, no quadro do Orçamento Participativo, ajudou a transformar a vida de muitas comunidades da província de Benguela, reconheceu, ontem, a directora provincial da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).
A Selecção Nacional está apurada, de forma inédita, para os quartos-de-final da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, apesar da derrota, por 21-33, diante da similar da Alemanha, em partida referente ao Grupo III do ' Main Round' (Grupo Principal).
O seleccionador nacional sénior masculino de basquetebol, Pep Clarós, pode divulgar, esta noite, os doze jogadores convocados para a disputa da terceira janela FIBA de qualificação africa-na para o Campeonato do Mundo'2023, na Ásia.
Cerca de três mil milhões de kwanzas é o valor que vai custar a construção de três centros materno-infantis de referência nos bairros 22 de Janeiro, Alto Kifangondo e Paz nos Mulenvos, em Ca-cuaco, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção no Municípios (PIIM).
O musicólogo e compositor angolano Víctor Gama apresenta, a partir de amanhã, no deserto do Namibe, o projecto “Tectonik: Tômbwa - Café Mito da Utopia”, que inclui uma exposição “pop-up”, um laboratório de pesquisa e a projecção de filmes, numa das ruínas das casas de cantoneiros, junto à estrada entre Moçâmedes e o município do Tômbwa.
Angola apelou, esta terça-feira, em Luanda, os Estados-membros da União Africana (UA) a desenvolverem estratégias no domínio nacional, regional e continental para a protecção do mar, compreendendo uma ampla acção para os países prevenirem riscos e identificarem ameaças, tendo em vista o combate à pirataria na Região do Golfo da Guiné.