O Grupo Parlamentar do MPLA vai realizar, quinta-feira, em Luanda, uma campanha de plantação de árvores, denominada “Plantar uma árvore é cuidar do amanhã”, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Árvore, que se assinalou no dia 21.
A construção de mercados municipais em Luanda esteve em análise na reunião de trabalho mantida, esta quarta-feira, entre o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, e o governador provincial de Luanda, Manuel Homem.
Angola está a priorizar a intensificação da busca activa de casos de crianças expostas ao VIH/Sida, para o diagnóstico, tratamento e cuidados no seio da comunidade, informou ontem,em Dar-Es-Salam, Tanzânia, a ministra da Saúde.
Salientou que consta das prioridades do Executivo o fortalecimento das intervenções comunitárias lideradas por mulheres que vivem com VIH, promovendo o vínculo das gestantes seropositivas e crianças expostas com as unidades de saúde, através de projectos sociais existentes no país, como o Kwenda e o Programa de Combate à Pobreza, para cobrir as lacunas do diagnóstico e tratamento.
A ministra garantiu o reforço do Sistema de Informação, particularmente o de impacto nas comunidades, a operacionalização da Comissão Nacional de Luta contra a Sida e Grandes Endemias, com vista ao fortalecimento das acções multissectoriais na resposta ao VIH-Sida e a mobilização e capacitação das mulheres que vivem com VIH sobre os Direitos Humanos e equidade de género, baseados nos resultados do estudo de casos contra o estigma e discriminação.
Durante a apresentação da ministra assegurou-se que a situação epidemiológica de Angola tem tido bons resultados no que toca à prevenção da transmissão do VIH de Mãe para Filho (PTMF), no âmbito do projecto "Nascer Livre para Brilhar”, liderado pela Primeira-Dama de Angola, Ana Dias Lourenço.
Silvia Lutucuta informou que graças aos esforços do Executivo foi possível reduzir a taxa de transmissão do VIH de mãe para filho de 26 porcento em 2018, para 15 porcento em 2021.
Apesar disso, há necessidade de se mobilizar mais recursos dos parceiros para a intervenção comunitária, pelo facto de Angola, desde 2016, ser considerado um país de média renda e, por isso, não ter beneficiado dos financiamentos de doadores à semelhança dos demais países da região.
A reunião de alto nível, que decorre em Dar-Es-Salam, conta com a participação dos vice-Presidentes da Tanzânia e Zimbabwe, Primeira-Dama da Namíbia, directora-geral da ONUSIDA, OMS, UNICEF, representantes dos principais doadores e financiadores, entre os quais o Fundo Global e a PEPFAR.
Participam, também, no evento representantes da sociedade civil, com realce para representações de mulheres e jovens que vivem com o VIH/Sida.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Presidente da República, João Lourenço, aconselhou, hoje, prudência na condução a todos os cidadãos, devido ao feriado prolongado, sublinhado que “muitos vão aproveitar para fazer-se à estrada, indo ao encontro de lugares que lhes são queridos ou que pretendem conhecer”.
A associação para a Promoção, Desenvolvimento, Prosperidade e Tecnologia (PDPT) apresentou esta terça-feira, em Luanda, o Programa de Identificação e Desenvolvimento de Talentos (PIDT), com o qual vai desenvolver as aptidões de empreendedorismo de 50 jovens e adolescentes angolanos.
O príncipe William da Inglaterra fez, esta quarta-feira, uma visita surpresa à Polónia, onde se encontrou com tropas britânicas e polacas destacadas na fronteira com a Ucrânia, em Rzeszów, e visitou um centro de refugiados ucranianos, em Varsóvia.
Pelo menos seis pessoas morreram numa colisão na auto-estrada em Baltimore, no estado norte-americano de Maryland, com a via a ficar obstruída em todas as faixas e nos dois sentidos, informou o Notícias ao Minuto.
O Gabão quer ser Estado-membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tendo apresentado uma manifestação formal de interesse ao secretariado-executivo da organização em Novembro de 2022, segundo fontes diplomáticas, avança a Lusa.
A construção de mercados municipais em Luanda esteve em análise na reunião de trabalho mantida, esta quarta-feira, entre o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, e o governador provincial de Luanda, Manuel Homem.
O Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado está a promover um programa de capacitação a nível dos munícipios sobre oportunidades do agro-negócio, gestão de negócio e gestão de qualidade, informou hoje a página do governo do Bié, no Facebook.
A ministra da Juventude e Desportos garantiu, terça-feira, em Saurimo, que vai encetar contactos com vários departamentos ministeriais, para melhorar as oportunidades dos jovens à habitação condigna, ensino, emprego, crédito e multiplicação de infra-estruturas desportivas.