Sociedade

País dá bons avanços na segurança alimentar

Alfredo Ferreira| Caxito

Jornalista

Angola vai conseguir avanços consideráveis, em termos de segurança alimentar e nutricional, com a execução da ENSAN II, ANGOLA - 2030 (Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), no país, considerou o secretário de Estado da Agricultura para as Florestas.

29/07/2021  Última atualização 08H50
André de Jesus Moda ressaltou que a ENSAN II ANGOLA - 2030 vai, igualmente, consolidar os avanços feitos na última década e promover respostas actuais para futuros desafios do sistema alimentar angolano.

"É de importância fundamental a adopção de uma Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, como um dos instrumentos chaves para a prossecução dos objectivos preconizados”, realçou o secretário de Estado.

André de Jesus Moda realçou que a estratégia vai, também, tornar-se um marco referencial para as intervenções do sector público, privado e da sociedade em geral, no sentido de serem orientadas para alcançar o objectivo comum de erradicação da fome e redução significativa da pobreza.

O secretário de Estado falava durante o seminário regional, iniciado na segunda-feira e encerra hoje, na localidade da Açucareira, no Bengo, em que participam, além de especialistas da província anfitriã, técnicos de Luanda, Bengo, Cabinda, Uíge e Zaire, bem como das agências das Nações Unidas em Angola e da sociedade civil.

André de Jesus Moda disse que a garantia dos sistemas alimentares sustentáveis depende de acções concretas, coerentes e alinhadas com o sistema de boa governação.

O representante do Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Anastácio Gonçalves, considerou a agricultura como uma actividade predominante para o desenvolvimento do país e para a sustentabilidade do emprego.

Por isso, apelou para o reforço do compromisso de transformação da actual estrutura de produção e consumo de alimentos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade