Política

Pais conta com mais 70 magistrados este ano

Arão Martins | Lubango

Jornalista

O procurador-geral da República, Hélder Pitta Gróz, garantiu que a PGR vai ser reforçada, ainda este ano, com mais 70 novos magistrados que serão distribuídos pelo país.

20/02/2021  Última atualização 16H50
© Fotografia por: DR
Hélder Pitta Gróz, que falava, quinta-feira, no encerramento da reunião anual da Região Judiciária Sul, referiu que existem magistrados que aguardam apenas pela disponibilidade financeira para iniciarem a actividade, o que pode acontecer já, face à garantia do Ministério das Finanças.
Informou que o actual número ainda é irrisório para corresponder à demanda. Ao referir-se ao reforço com mais procuradores, sublinhou que 70 magistrados parecem muito, mas acabam por ser insuficientes porque vão ser distribuídos em todo o país.Pitta Gróz disse que a pandemia da Covid-19 condicionou a formação de mais quadros, facto que poderá ser ultrapassado com o reatar da formação e a autenticação dos diplomas, pelo INAAREES (Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior).          
Processos sob investigação

O procurador-geral da República revelou a existência de vários crimes, envolvendo gestores públicos e outros em casos de peculato, em todas as províncias."Há processos instaurados. Não é preciso adiantarmos o número, mas a realidade é geral, à semelhança do que ocorre nas províncias que integram a Região Judiciário Sul”, afirmou.Disse ser impraticável revelar o número de gestores que está a ser inquirido porque, em instrução, no momento pode aparecer uma coisa e, depois, com mais diligências, surgem mais elementos. Durante a reunião, de dois dias, foram apresentados, discutidos e aprovados os relatórios anuais, bem como o plano anual das actividades por cada província da região sul. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política