A dívida dos nove municípios da província de Luanda para com a Empresa Pública de Águas (EPAL), acumulada dos anos anteriores até Maio último, chegou aos 105 mil milhões de kwanzas, revelou, esta terça-feira , a directora de Engenharia da instituição.
Um grupo de quatro indivíduos, que simulava realizar actividade de táxi, com uma viatura modelo Hiace, com as cores azul e branco, para assaltar passageiros, foi detido pelo Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional.
A Faculdade de Medicina da Universidade José Eduardo dos Santos, na província do Huambo, colocou à disposição do mercado de trabalho mais 58 médicos.
Durante a cerimónia de outorga de certificados, o director do Gabinete Provincial da Saúde, em representação da governadora do Huambo, Lotti Nolika, pediu à decana da Faculdade de Medicina maior empenho e compromisso na formação de técnicos capazes de contribuírem para o desenvolvimento económico e social do país, apostando no rigor técnico e científico, visando alcançar a excelência pretendida pelo Executivo.
Lucas Nhamba referiu que o Governo Provincial do Huambo manifesta satisfação pela formação de novos médicos, que muito vão contribuir para melhorar a assistência à população.
O director da Saúde apelou aos novos técnicos no sentido de colocarem em prática todos os conhecimentos adquiridos durante a formação.
A decana da Faculdade de Medicina, Cesaltina Nanduva, disse, na ocasião, que a instituição está comprometida com a formação de bons técnicos de Saúde.
"Muitos dos quadros formados pela Faculdade de Medicina já se encontram inseridos no mercado de trabalho a nível da província e a exercerem vários cargos de direcção e chefia, cumprindo com zelo e dedicação as suas tarefas diárias, facto que motiva os docentes”, disse Cesaltina Nanduva.
Ao tomar a palavra, o reitor da Universidade José Eduardo dos Santos, Cristóvão Simões, falou do perfil do médico angolano, durante uma aula de sapiência, apelando aos novos médicos no sentido de aplicarem os conhecimentos adquiridos, com zelo e dedicação.
Durante a cerimónia de outorga de certificados, realizada sexta-feira, os médicos comprometeram-se em trabalhar com dedicação, de modo a desenvolverem o processo de humanização dos serviços de saúde, além de preservarem a ética e a deontologia profissional.
Consultas gratuitas na vila de
Cacuaco
Mais de cinco mil pessoas beneficiaram, durante dois dias, de serviços de saúde
gratuitos, no bairro da Caop Velha, na comuna da Funda, em Ca-cuaco, numa Feira
da Saúde, promovida pelo Governo Provincial de Luanda, em parce-ria com o
projecto Criança Desprotegida.
Na Feira da Saúde a população foi vacinada contra a Covid-19 e foram feitas consultas de clínica geral, pediatria, planeamento familiar, nutrição, rastreio da hipertensão arterial, glicemia, atendimento a grávidas, distribuição de medicamentos e preservativos, além de palestras educativas.
O director provincial da Saúde, Manuel Varela, explicou que a feira enquadra-se no projecto de atendimento de proximidade, que visa prestar serviços de saúde gratuitos em todos os municípios de Luanda.
Para a Feira de Cacuaco, acrescentou, o Governo Provincial de Luanda mobilizou 200 profissionais de Saúde.
Deu a conhecer que está, também, previsto um projecto de luta contra a desnutrição moderada e grave, que vai consistir na distribuição de suplementos nutricionais às crianças menores de cinco anos. Para o efeito, Manuel Varela avançou que estão a ser formados 500 activistas.
O director provincial da Saúde lembrou ainda que, no ano passado, foram diagnosticados 15 mil casos, dos quais dez mil de desnutrição grave.
Enquanto isso, a chefe do Departamento de Saúde Pública do Gabinete Provincial de Luanda, Catarina Uatanga, disse tratar-se da terceira Feira da Saúde a realizar-se na província, depois do município de Belas e Viana.
"Pensamos que dessa forma vamos aumentar a cobertura dos nossos serviços e levar ao conhecimento da população métodos de prevenir determinadas doenças”, afirmou.
Catarina Uatanga fez saber que os projectos de combate à desnutrição contam com a parceria do Programa Alimentar Mundial (PAM).
Manuel Barros | Cacuaco
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA execução de propostas apresentadas por munícipes de Benguela, no quadro do Orçamento Participativo, ajudou a transformar a vida de muitas comunidades da província de Benguela, reconheceu, ontem, a directora provincial da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).
Cerca de três mil milhões de kwanzas é o valor que vai custar a construção de três centros materno-infantis de referência nos bairros 22 de Janeiro, Alto Kifangondo e Paz nos Mulenvos, em Ca-cuaco, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção no Municípios (PIIM).
O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) está reunido, desde terça-feira , em Conselho Consultivo, na cidade do Lu-bango, província da Huíla, para definir as metas do próximo quinquénio 2023-2027.
A execução de propostas apresentadas por munícipes de Benguela, no quadro do Orçamento Participativo, ajudou a transformar a vida de muitas comunidades da província de Benguela, reconheceu, ontem, a directora provincial da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).
A Selecção Nacional está apurada, de forma inédita, para os quartos-de-final da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, apesar da derrota, por 21-33, diante da similar da Alemanha, em partida referente ao Grupo III do ' Main Round' (Grupo Principal).
O seleccionador nacional sénior masculino de basquetebol, Pep Clarós, pode divulgar, esta noite, os doze jogadores convocados para a disputa da terceira janela FIBA de qualificação africa-na para o Campeonato do Mundo'2023, na Ásia.
Cerca de três mil milhões de kwanzas é o valor que vai custar a construção de três centros materno-infantis de referência nos bairros 22 de Janeiro, Alto Kifangondo e Paz nos Mulenvos, em Ca-cuaco, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção no Municípios (PIIM).
O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) está reunido, desde terça-feira , em Conselho Consultivo, na cidade do Lu-bango, província da Huíla, para definir as metas do próximo quinquénio 2023-2027.
O musicólogo e compositor angolano Víctor Gama apresenta, a partir de amanhã, no deserto do Namibe, o projecto “Tectonik: Tômbwa - Café Mito da Utopia”, que inclui uma exposição “pop-up”, um laboratório de pesquisa e a projecção de filmes, numa das ruínas das casas de cantoneiros, junto à estrada entre Moçâmedes e o município do Tômbwa.