A TAAG, Linhas Aéreas de Angola transportou 39.306 passageiros nos meses de Janeiro e Fevereiro deste ano na rota Luanda-Lisboa, duas vezes mais do que os 18.798 clientes transportados no período homólogo em 2022.
Angola comercializou, no ano passado, 9,19 milhões de quilates, que corresponde a uma receita bruta avaliada em 1,96 mil milhões de dólares, anunciou, esta sexta-feira, em Luanda, o director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.
Alexandre Garete, que apresentou o balanço dos resultados da produção, comercialização e exportação de diamantes, referentes ao IV trimestre e anual, em representação do secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, indicou que as exportações realizadas, em 2022, totalizaram 8,83 milhões de quilates.
Segundo Alexandre Garete, comparação com o ano de 2021, observou-se um incremento do volume das exportações de diamantes que situam em 1,38 por cento, em que os principais destinos foram os Emirados Árabes Unidos (67,91 por cento), Bélgica (21,25 por cento), e China (10,82 por cento).
De acordo com o director do GEPE, em 2022, Angola produziu 8,75 milhões de quilates, dos quais, 8,71 milhões provenientes da produção industrial, e 46,311 quilates, resultantes da produção semi-industrial.
Para o gestor, comparativamente com o ano de 2021, houve um aumento de 0,37 por cento, do volume da produção de diamantes, em que a empresa Catoca foi a que mais produziu, com cerca de 64,82 por cento, da produção total.
Apontou que, em 2022, o mercado internacional registou uma escassez de diamantes brutos, por causa das sanções impostas aos diamantes provenientes da Rússia, o que provocou a alta da procura da "commodite”, originando a subida dos preços.
Produção trimestral atinge USD 536 milhões em receitas
De acordo com Alexandre Garete, durante o mesmo período em análise, a produção de diamantes, em Angola, foi de 2,65 milhões de quilates, dos quais, 2,63 milhões correspondem a produção industrial, e 18.496 quilates, equivale a produção semi-industrial, em que a sociedade Catoca foi a mais destacada, com 46,20 por cento da produção total.
Disse que, durante o IV trimestre de 2022, o país comercializou 2,87 milhões de quilates, a um preço médio ponderado de 186,74 dólares/quilates, atingindo uma receita bruta de 536,66 milhões de dólares.
Endiama investe mais de 100 milhões de dólares
O presidente do Conselho de Administração da Endiama, Augusto Ganga Júnior, disse que, este ano, a empresa que dirige, vai investir mais de 100 milhões de dólares, para as operações e prospecção nas minas de Luachinda, Cuango e Luelo.
Segundo o PCA da Endiama, os estudos de prospecção das minas de Luachinda e Cuango, cada vai ter um investimento avaliado em 15 milhões de dólares, e a de Luela, com a responsabilidade da Endiama, tem um investimento que ronda os 100 milhões de dólares.
"Este ano, estamos a trabalhar para aumentar a produção e prospecção de diamantes. Em 2022, atingimos uma produção de nove milhões de quilates. A nossa intenção é passarmos para 12 milhões de quilates, em 2023”, indicou, destacando que para a melhoria operacional, a Endiama vai contar, também, com algumas minas existentes, com destaque a do Luela, em que se esperam obter as primeiras produções de diamantes.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Executivo angolano está a trabalhar para transformar o município histórico do Cuito Cuanavale no maior roteiro turístico de libertação da África Austral, para a atracção de vários turistas nacionais e estrangeiros.
O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) e o Fundo Africano de Garantia (AGF) vão assinar na segunda-feira, em Luanda, um memorando de entendimento com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento e promoção de soluções financeiras, alinhadas com as necessidades específicas das Pequenas e Médias Empresas.
O comité parlamentar das Relações Internacionais sul-africano quer que o Governo esclareça o estatuto da visita do Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, à África do Sul em agosto, foi esta segunda-feira anunciado.
O Presidente de Moçambicano, Filipe Nyusi, encontra-se, deste domingo, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, onde até dia 30 vai orientar actividades enquadradas na presidência rotativa mensal do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que Moçambique detém desde dia 1 de Março.
A cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
O Presidente da República, João Lourenço, visitou, esta segunda-feira, as obras do Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado na Distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda, onde recebeu explicações detalhadas sobre as fases de construção da infra-estrutura.
Dez cidadãos, dos quais sete nigerianos, um serra-lionense e dois angolanos foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal acusados por tentativa de furto de navio petroleiro denominado "Ngol Dande" da Sonangol Shipping, com documentos falsos.
O ministro da Cultura e Turismo enalteceu, esta segunda-feira, "o relevante trabalho desenvolvido por alguns dos nossos grupos teatrais", que do pouco continuam a fazer muito, em prol do teatro no país.