Sociedade

Pais aconselhados a reforçarem papel de líderes e provedores da família

Marcelo Manuel | Ndalatando

Jornalista

O secretário de Estado para a Acção Social defendeu, terça-feira, na cidade de Ndalatando, província do Cuanza-Norte, a necessidade de os pais exercerem, com responsabilidade e de forma exemplar, o papel de líderes, provedores e garantes do sustento, estabilidade e harmonia familiar.

20/03/2024  Última atualização 09H20
© Fotografia por: Nilo Mateus | Edições Novembro

Lúcio do Amaral, que discursava no acto central do Dia do Pai, realizado no anfiteatro do Governo Provincial do Cuanza-Norte, localizado no município de Cazengo, acrescentou que ser pai constitui honra e dádiva divina, bem como responsabilidade de garantir educação, formação e cuidados de saúde aos membros da família.

Para o secretário de Estado, é sobre o pai que recai a responsabilidade de criar as condições capazes de proporcionar o crescimento harmonioso e desenvolvimento integral e saudável dos filhos, sendo-lhe esperadas qualidades de guia e mestre da vida, preparando, desde cedo, os descendentes para lidarem com os bons e maus momentos da vida.

No cumprimento da sua missão, sublinhou, o progenitor deve transmitir princípios que promovam o amor, respeito ao próximo, espírito de perdão, honestidade, tolerância e aceitação das diferenças sociais, além da recomendação sobre a importância dos estudos e trabalho, de forma a terem vida digna.

"Os nossos filhos, em algum momento da vida, também, serão pais, daí a necessidade de servirmos de bons modelos de paternidade, para que eles exerçam a actividade paternal de forma responsável”, realçou.

O governante frisou que o Estado tem consciência do quadro social e económico que o país atravessa, conjuntura que considerou difícil e desafiante, tendo aconselhado espírito de resiliência dos progenitores, para o cumprimento da paternidade responsável, e a fim de, mesmo com poucos recursos, possam estar presentes na vida dos filhos.

Fuga à paternidade

O país registou, no ano passado, 16.030 casos de violência contra a criança, com particular destaque para a fuga à paternidade, com 5.945 ocorrências, seguida de violência física, com 2.008 notificações.

Segundo informações avançadas, em Ndalatando, pelo secretário de Estado da Acção Social, durante as comemorações do Dia do Pai, o Executivo encara com preocupação o aumento do número de casos de fuga à paternidade, gravidez precoce, consumo excessivo de bebidas alcoólicas por adolescentes e jovens, fundamentalmente, meninas.

Lúcio Amaral explicou que os casos mencionados fazem com que a referida franja da sociedade esteja em situação de risco e vulnerabilidade social, como a pobreza, desemprego, prostituição e analfabetismo, que, no seu entender, devem-se, em alguns casos, à ausência e fraca participação do pai na vida dos filhos.

"Outro caso que nos preocupa é a chamada masculinidade tóxica, marcada por comportamentos machistas, que desembocam em vários tipos de violência contra mulheres e crianças”, salientou.

Valorização da família

Lúcio do Amaral deu a conhecer que o Executivo, através do MASFAMU, está a implementar o Programa da Acção Social e Valorização da Família, destacando-se o Projecto "Jango de Valores”, com a participação de vários actores sociais, técnicos, agentes cívicos e especialistas em vários domínios, que trabalham na criação de condições para a edificação dos valores morais, cívicos, culturais e patrióticos. 

Entre 2021 e 2023, explicou, o projecto Jango de Valores realizou várias acções de sensibilização, tendo alcançado 41.811 cidadãos, dos quais 24.407 mulheres.

O governante aproveitou a ocasião para felicitar todos os pais, tendo apelado que continuem a cumprir o seu papel, com dedicação, alegria, amor e responsabilidade.

Aos progenitores ausentes, com fraca participação na vida dos filhos ou aos que negam registá-los e primam pela violência contra os membros da família, apelou à mudança de atitude.

 "Vamos assumir as nossas responsabilidades enquanto pais, garantindo aos nossos filhos educação, alimentos, saúde, amor e carinho que lhes são merecidos”, disse.

Às esposas e aos filhos aconselhou no sentido de oferecerem, igualmente, amor, carinho, respeito, compreensão, tolerância e perdão ao pai, por ser também, humano, com carências e fragilidades e digno de ter atenção e cuidado dos membros da família.

À sociedade em geral, o secretário de Estado da Acção Social apelou no sentido de denunciar actos que lesem as crianças, através das linhas 15015/ 15020 ou por via dos terminais de apoio 145 e 146.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade