O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, mostrou-se regozijado pela “vitória inédita” de Angola no Prémio SADC de Jornalismo 2022 anunciada, hoje, em Kinshasa, RDC, onde decorre a 42ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.
Angola acolhe, actualmente, cerca de 57 mil mil refugiados e requerentes de asilo, sendo a maioria deles saídos da República Democrática do Congo, segundo dados da Agência das Nações para os Refugiados (ACNUR), divulgados esta terça-feira.
A instituição das Nações Unidas explica que, além do povo do Congo Democrático, outras nacionalidades, também, compõem a população de interesse como guineenses, marfinenses, mauritanos, somalis, sudaneses e eritreus, num total de 50 mil pesssoas que vivem, regra geral, em áreas urbanas.
Com o objectivo de chamar a atenção sobre a necessidade de se garantir protecção às pessoas forçadas a se deslocar e homenagear a força e resiliência de todos os refugiados em Angola e no mundo, a ACNUR e seus parceiros em Angola realizam, durante este mês, diversas actividades nas provínciais de Luanda e Lunda-Norte.
Essas actividades estão a ser enquadradas nas efemérides do Dia Mundial do Refugiado, que se celebra, anualmente, no dia 20 de Junho. Para este ano, a agenda que está a ser desenvolvida pela ACNUR e parceiros inclui actividades artísticas, desportivas e culturais, com a população refugiada, formações para jornalistas, actores da sociedade civil, debates e a divulgação das tendências sobre o deslocamento forçado no mundo.
Para a província de Luanda, a Agência prevê organizar uma mesa redonda, com a participação da comunidade refugiada e membros do Governo, para debater o direito de buscar protecção e o contexto do asilo em Angola.
Com vista a sensibilizar o público em relação ao tema "Olhares sobre o Refúgio", vai decorrer uma exposição que estará em cartaz nos dias 20 e 30 de Junho, no Shopping Fortaleza. Além disso, estão, ainda, previstas actividades culturais e desportivas junto à comunidade de refugiados em Viana.
Na Lunda Norte, vão decorrer torneios de futebol feminino e masculino, entre as comunidades refugiadas e angolanas, que acontecerão no assentamento do Lôvua, como forma de celebrar o Dia Mundial do Refugiado e promover a inclusão e a convivência pacífica na região.
O documento indica que no assentamento do Lôvua estão previstas apresentações de dança, teatro e exposição de brinquedos produzidos por refugiados.
Pedro Bica|
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAngola começa a realizar transplante de órgãos a partir do primeiro trimestre do próximo ano, como anunciou a ministra da Saúde, no final da reunião Plenária de encerramento da 5ª Sessão Legislativa da IV Legislatura da Assembleia Nacional, realizada segunda-feira, em Luanda.
Duas agentes eleitorais morreram e outros dois ficaram feridos, esta terça-feira, na província do Bié, em consequência do capotamento de uma viatura que prestava serviço à Comissão Municipal Eleitoral do Cunhinga cujas causas do acidente ainda estão por determinar.
O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) anunciou, terça-feira, que "a mudança da estação de cacimbo para a época chuvosa vai continuar a ter temperaturas baixas até Setembro para as províncias banhadas pelo Oceano Atlântico".
As aulas em todas as instituições de Educação Pré-Escolar, Ensino Primário e Secundário públicas, comparticipadas e privadas arrancam no dia 6 de Setembro, de acordo com o Calendário Escolar Nacional para o ano lectivo 2022/2023.
O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, mostrou-se regozijado pela “vitória inédita” de Angola no Prémio SADC de Jornalismo 2022 anunciada, hoje, em Kinshasa, RDC, onde decorre a 42ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.
Angola começa a realizar transplante de órgãos a partir do primeiro trimestre do próximo ano, como anunciou a ministra da Saúde, no final da reunião Plenária de encerramento da 5ª Sessão Legislativa da IV Legislatura da Assembleia Nacional, realizada segunda-feira, em Luanda.
O candidato a Presidente da República pelo Partido NJANGO, Dinho Chingungi, prometeu esta terça-feira, em Malanje, caso o seu partido ganhe as eleições de 24 deste mês, transformar a província da Palanca Negra num "grande" pólo turístico, para garantir emprego aos jovens.