A União Europeia (UE) e a África do Sul discutiram, esta sexta-feira, em Pretória, uma iniciativa climática para a nação africana apoiada por dez Estados-membros europeus, anunciou a chefe da diplomacia sul-africana.
A directora regional para África da Organização Mundial da Saúde (OMS), Matshidiso Moeti, disse esta sexta-feira que a principal preocupação já não é a Covid-19, mas sim o surto de cólera, que afecta 10 países africanos. “
O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) aplicou uma “pena de repreensão registada” ao primeiro vice-presidente do partido e presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, foi esta quarta-feira (1) anunciado.
O
Conselho Nacional de Jurisdição e Fiscalização do PAIGC considerou
também ter ficado provado o "anúncio perante os órgãos de comunicação
social do reconhecimento e garantias de apoio ao Governo de Umaro
Sissoco Embaló”, proferidas quando aquele assumiu as funções de
primeiro-ministro no país. O
acórdão considerou também como provado "declarações públicas proferidas
de forma furiosa contra camaradas do partido na sequência da renúncia
ao cargo do Presidente da República interino”.
Cipriano
Cassamá foi empossado Presidente da República interino após o antigo
chefe de Estado guineense José Mário Vaz ter deixado a Presidência da
República, entretanto, assumida por Umaro Sissoco Embaló, atual chefe de
Estado, quando decorria um contencioso eleitoral no Supremo Tribunal de
Justiça, em relação às eleições presidenciais de 2019. O presidente do parlamento acabou por renunciar ao cargo, alegando razões de segurança pessoal.
O Conselho Nacional de Jurisdição e Fiscalização do PAIGC "chama também a atenção para a necessidade de, daqui em diante, enquanto dirigente do partido e do Estado ter a capacidade de contenção e de moderação, porque as atitudes ou factos violadores de que é autor, considerados provados, são aqueles que extravasaram o âmbito do pluralismo, da liberdade do pensamento e de opinião, no âmbito da democracia interna do partido, prejudicando, de certo modo, a imagem, a unidade e coesão internas do PAIGC”. O antigo primeiro-ministro guineense Artur Silva também foi sancionado com uma repreensão escrita por ter assumido o cargo sem a anuência do partido e por ter aceitado dirigir a Agência de Cooperação e Gestão da Zona Económica Comum também sem a autorização do partido.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO anúncio de envio de material bélico à Ucrânia, aumentou a tensão política, traduzindo-se, no teatro de operações, em ataques continuados, com ambos os lados a reclamar baixas nas forças inimigas e retira da agenda negociações de paz.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.
O país necessita de apostar urgentemente na criação de uma indústria farmacêutica, para reduzir, em grande medida, a importação de medicamentos, defendeu, este sábado, em Luanda, o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Angola (OFA).
A província de Luanda lidera a lista das cidades com maior casos de lepra, em todo o país.
Cerca de 797 novos casos de lepra foram diagnosticados durante o ano passado, em todo o país, e deste número, 93 são crianças, informou este sábado, em Luanda, o coordenador nacional do Programa de Controlo e Combate da doença.
A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, reiterou, sábado, em Luanda, o compromisso do partido na criação de políticas para a melhoria das condições de vida dos angolanos, assim como realizar os seus anseios e aspirações.
A Assembleia Nacional (AN) deu, esta sexta-feira, em Luanda, “luz verde”, ao Projecto de Resolução que aprova a “composição definitiva” da Mesa que a compõe e, com a medida, garante trabalhar de forma “coesa”, em nome do interesse nacional.
O Centro de Controlo e Missão de Satélites da Funda (CCM), inaugurado, esta sexta-feira, pelo Presidente da República, João Lourenço, tem a capacidade para operar três satélites em simultâneo, e é uma das infra-estruturas mais bem equipadas da Região Austral.