O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, perdeu, nesta quarta-feira, um processo promovido pela jornalista Patrícia Campos Mello, do jornal Folha de S.Paulo, que foi alvo de comentários de cunho sexual proferidas por Jair Bolsonaro.
O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, mostrou-se hoje optimista relativamente à possibilidade de serem abertos corredores humanitários que permitam a exportação dos cereais da Ucrânia, fundamentais para debelar a crise alimentar que se alastra.
O PAIGC vai integrar, “em princípio”, o Governo de iniciativa presidencial, que está a ser formado na Guiné-Bissau, disse, quarta-feira, à Lusa, o dirigente do partido, Manuel dos Santos.
"Nós viemos aqui no sentido de ajudar a preparar a formação do Governo de iniciativa presidencial, que vai acontecer dentro de alguns dias. O PAIGC vai participar, em princípio no novo Governo”, afirmou o também conhecido "comandante Manecas”. O dirigente do PAIGC falava aos jornalistas no final de um encontro com o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, que na semana passada dissolveu o Parlamento, marcou legislativas antecipadas para 18 de Dezembro e reconduziu no cargo o Primeiro-Ministro, Nuno Gomes Nabiam, e o vice-Primeiro-Ministro, Soares Sambu. "A décima legislatura acabou. Vamos preparar a 11ª e, portanto, nós temos de estar presentes nessa preparação, vai haver eleições e nós temos de estar presentes e o Governo é que prepara isso tudo”, acrescentou Manuel do Santos.
Questionado sobre se o PAIGC impôs condições para a sua participação no Governo, Manuel dos Santos disse que "isso fica para depois”, remetendo para mais tarde mais explicações sobre esta integração no Executivo de iniciativa presidencial.
O PAIGC venceu as legislativas de Março de 2019, sem maioria absoluta, e formou um Governo de coligação com a Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), União para a Mudança e Partido da Nova Democracia.
A APU-PDGB acabaria por abandonar a coligação e juntar-se à oposição no apoio à candidatura de Umaro Embaló às presidenciais que decorreram no final de 2019. Na sequência da sua tomada de posse, Umaro Sissoco Embaló demitiu o Governo do PAIGC e formou um outro com o Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15), Partido de Renovação Social (PRS), APU-PDGB, e vários movimentos que apoiaram a sua candidatura na segunda volta das presidenciais.
O PAIGC tem tecido fortes críticas ao Chefe de Estado guineense, acusando-o de não respeitar a Constituição e o Estado de Direito e de interferência nos assuntos internos do partido.
Após as eleições presidenciais, o candidato apoiado pelo partido, Domingos Simões Pereira, interpôs um recurso de contencioso eleitoral, que decorreu durante vários meses.
O PAIGC acabou por reconhecer os resultados eleitorais, mas exigiu sempre que o Chefe de Estado tomasse posse formalmente como Presidente numa cerimónia na Assembleia Nacional Popular. Umaro Sissoco Embaló, reconhecido pela Comissão Nacional de Eleições como o vencedor das presidenciais, tomou posse em Fevereiro de 2020, numa cerimónia que decorreu sem a presença do presidente do Parlamento. A posse foi conferida pelo então primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional Popular e actual Primeiro-Ministro, Nuno Gomes Nabiam.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Ministério da Saúde de Cabo Verde recomendou hoje a toma da quarta dose de vacina contra a covid-19, principalmente às pessoas com mais de 60 anos e com doenças crónicas, após o aumento de casos no país.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou hoje a decisão do Supremo Tribunal dos Estados Unidos sobre o aborto "um retrocesso", alegando que as mulheres devem ter o direito de escolher sobre o seu corpo e a sua saúde.
A cotação do barril de petróleo Brent, que serve de referência às exportações angolanas, para entrega em Agosto terminou quarta-feira, no mercado de futuros de Londres em baixa de 1,58%, para 116,12 dólares.
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, nesta quarta-feira, um médico do Hospital Provincial do Uíge, por actos de corrupção e recebimento de indevido de valores para a comparticipações na compra de sémis prótese e fio de aço no valor 70 mil kwanzas.
A Sociedade Mineira de Catoca, situada na província da Lunda-Sul, registou no ano passado, uma facturação no valor de 757 milhões de dólares e obteve um lucro líquido de 270 milhões de dólares, o maior registado ao longo dos 27 anos de história da empresa.
Na mensagem, o Presidente da República, João Lourenço, ressaltou: "temos sabido projectar, pela acção de cada um dos nossos países e dos seus respectivos povos, um presente e um futuro de cooperação multidisciplinar que se vem revelando profícuo e promissor, nas diferentes áreas da vida económica, social e política das nossas Nações".