Mundo

PAICV: Pobreza limita desenvolvimento da criança

A deputada do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV – oposição), Paula Moeda, disse ontem, na cidade da Praia, que muitas crianças cabo-verdianas enfrentam desafios significativos e vivem em situação de pobreza que limita o seu desenvolvimento.

03/06/2023  Última atualização 06H15
Praia, que muitas crianças cabo-verdianas © Fotografia por: DR

Segundo a Inforpress, em conferência de imprensa, para falar sobre o Dia Internacional das Crianças, que se assinalou a 1 de Junho, a deputada frisou que nem todas têm as mesmas oportunidades de acesso à educação de qualidade, a jardim de infância, "onde a cobertura do pré-escolar é ainda baixa”.

"Os cuidados são pouco adequados e muitas vezes precários, aquém das necessidades, o que dificulta o acesso equitativo e oportunidades iguais”, acrescentou Paulo Moeda, defendendo que todas as crianças de Cabo Verde têm o direito a ser protegidas. "É nosso dever reportar ao Governo para garantir que todas as crianças sejam protegidas e tenham a oportunidade de alcançar o seu pleno potencial”, apelou a deputada, lembrando que cada criança tem o direito inalienável de crescer num ambiente de liberdade, seguro, saudável e estimulante.

Paula Moeda referiu que existe quadro legal no país no que tange à política de pequena infância, com direitos, protecção e desenvolvimento integral assegurados e detalhados nos Estatutos das Crianças e Adolescentes (ECA), "que há muito exige uma revisão e regulamentação”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo