Economia

Pagamentos em kwanza e em dólar namibiano mais facilitados

Empresários angolanos e namibianos vão ver ainda este ano mais facilitado o pagamento das transacções em kwanza e em dólar namibiano, por via do acordo de conversão monetária existente entre os dois países.

01/07/2022  Última atualização 01H06
© Fotografia por: CEDIDA

De acordo com o governador do Banco Nacional de Angola, José de Lima Massano, estes mecanismos vão também ocorrer por intermédio de outras plataformas financeiras já existentes a nível da região SADC como a conta de capitais, cartões de débito e pagamentos móveis nas zonas transfroteiriças.

"Isso vai permitir que operadores comerciais da região da SADC usem o Kwanza e o Dólar namibiano nas suas transacções facilitando o comércio e o investimento nestes países”, explicou José de Lima Massano.

Aspectos técnicos, avançou, estão a ser afinados para que estas transacções ocorram por meio de um sistema financeiro de confiança, seguro, transparente e que permita aos angolanos e namibianos valorizarem cada vez mais as suas moedas no mercado.

Por seu turno, vice-governador do Banco Central da Namíbia, Ebson Uanguta, o objectivo é assegurar que produtos e serviços a serem comercializados entre os dois países sejam pagos através de um sistema financeiro eficiente.

Ebson Uanguta disse ainda que os dois bancos pretendem aumentar o nível de colaboração do controlo cambial, mais liberalizado que permita a livre circulação de capital aumentando o volume de negócios dos dois países.

O governador do Banco Nacional de Angola chefia uma delegação angolana que trabalha em Windhoek, a convite do governador do Banco Central da Namíbia, onde está a proceder negociações de modo que o kwanza e o dólar namibiano sejam as moedas de prioridade nas transacções comerciais entre os Estados.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia