Economia

Paenal passa a contar com energia eléctrica da rede pública

Valódia Kambata

Jornalista

O Estaleiro Naval de Porto-Amboim (PAENAL), vocacionado para a construção de módulos para a indústria petrolifera, vai passar a contar, a partir de Junho, com energia eléctrica da rede publica.

23/03/2023  Última atualização 08H35
© Fotografia por: Fernando Camilo/ Edições Novembro

Esta acção vai reduzir os custos operacionais da empresa, segundo anunciou, na última terça-feira, o director-geral da empresa metalo-mecânica.

Luís Barroso considerou oportuno o lançamento da primeira pedra do projecto de instalação de energia eléctrica da rede pública para o estaleiro da Paenal, pois vai permitir a empresa o melhoramento da sua actuação nas varias vertentes, com forte visibilidade na redução dos custos operacionais.

"Actualmente, os custos operacionais rondam em cerca de 250 mil euros/ano com a compra de combustível, manutenção dos geradores e compra de peças sobressalente. O que se pretende com a construção do ramal da rede pública para fornecer a Paenal, é lançar a empresa aos novos desafios, dentre os quais a redução de custos operacionais, diminuição das emissões de gás de efeito-estufa, com vista à protecção do meio ambiente, além de tornar a empresa mais atractiva e competitiva” disse.

Luís Barroso lembrou que com a instalação da rede eléctrica pública ao estaleiro da Paenal, em Porto-Amboim, os custos financeiros actuais vão reduzir para cerca de 35 mil euros, o que considerou um ganho para a empresa.

"Com a ligação da Paenal à rede pública, a nossa tesouraria vai poupar muitos recursos financeiros, que vão ser aplicados para investirmos noutros segmentos da empresa”, disse.

A empresa construtora do referido ramal, num troço de mil metros, a CME, garante que a linha vai ter uma potência de 3.2 MVA, com dois transformadores, com capacidade de mil e 600 kva para um suportar o consumo normal do estaleiro, enquanto o segundo vai   garantir o funcionamento da grua de carregamento e descarga dos equipamentos ali construídos.

Anibal Antunes adiantou que a construção da linha vai durar entre três á quatro meses, com custos do projecto, avaliado em cerca de 425 mil euros. Referiu que o processo de construção contempla a construção de um ramal, que tem cerca de um quilômetro de distância até ao estaleiro, enquanto os trabalhos no interior do estaleiro vão consistir na instalação de uma nova rede que passa conformar os dois transformadores a serem instalados, bem como de outros equipamentos.

Governo garante apoio a novas iniciativas

O vice-governador provincial do Cuanza-Sul para o sector Técnico e Infra-estrutura, Heitor Alfredo, saudou a inciativa da direcção da Paenal, por estar alinhado à política de rentabilização da empresa, face à nova realidade do mercado nacional e internacional.

Heitor Alfredo reconheceu que com o passo dado, de substituição da rede eléctrica, o município de Porto-Amboim e a província no geral saiem a ganhar, reiterando que o Governo da província vai continuar a apoiar iniciativas que propiciem ao desenvolvimento do sector produtivo.

"O Governo está disponivel para apoiar as outras inciativas do género, que dinamizem as empresas, tornando-as mais atractivas, competitivas e possam proporcionar mais postos de trabalho para a juventude e não só, além de contribuírem na diversificação da economia local e nacional de uma forma geral. Também deverá garantir o aumento da renda familiar dos trabalhadores entre outros benefícios para as empresas e o próprio Estado”, afirmou.

Victor Pedro | Porto Amboim

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia