Regiões

Pacientes com cataratas aguardam por cirurgias

Kayila Silvina | Mbanza Kongo

Jornalista

Um grupo de 80 pessoas com graves problemas de visão, com destaque para a “catarata madura”, na cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, aguarda pela chegada de especialistas do Centro Oftalmológico de Benguela, para cirurgias gratuitas.

06/03/2023  Última atualização 08H10
Um ângulo da cidade de Mbanza Kongo, capital do Zaire © Fotografia por: Edições de Novembro

Entre os pacientes constam 35 transferidos do Hospital Provincial do Zaire para o Centro Oftalmológico da Igreja Evangélica Baptista em Angola (IEBA), em Mbanza Kongo, enquanto 45 foram consultados na instituição. 

Quanto às consultas diárias realizadas na especialidade de oftalmologia no Hospital Provincial do Zaire, em Mbanza Kongo, 1.020 pacientes com problemas de visão menos graves foram atendidos de Janeiro a Fevereiro do corrente ano, onde patologias como cataratas, glaucomas, conjuntivite, hipertensão ocular, traumas oculares, falta de vitamina A e irritações foram as mais diagnosticadas. 

De acordo com o técnico oftalmológico daquela unidade hospitalar, Diatenzelua Félix, existem muitas doenças oculares a nível da província, cuja média diária de atendimento aponta para 20 a 30 pacientes, entre crianças e adultos. 

Em consequência das doenças oculares registadas no período em referência, segundo o técnico, o Hospital Provincial do Zaire viu-se obrigado a transferir 35 pacientes com cataratas maduras para o Centro Oftalmológico da IEBA, em Mbanza Kongo, onde serão realizadas cirurgias que se impõem. 

"Os casos mais complicados são transferidos ao Instituto Nacional de Oftalmologia, em Luanda, onde são operados”, avançou. 

Quanto às causas que estão na base de um elevado número de pessoas a manifestarem problemas de visão, Diatenzelua Félix aponta a auto-medicação, o uso de óculos sem recomendação médica e o consumo de alimentos que contêm produtos químicos. 

"Para evitar danos maiores, aconselho às pessoas, sobretudo as que estão na faixa etária dos 15 a 35 anos, a procurarem os serviços de oftalmologia, com a máxima urgência, tão logo verifiquem qualquer problema na visão”, aconselhou, lembrando que não importa a idade basta para a pessoa ter dificuldades de visão. 

A técnica do Centro de Oftalmologia da IEBA, Sivi Diwakana, garantiu que o Bloco Operatório conta com todos os equipamentos necessários para a realização de cirurgias de remoção de cataratas e já tem todas as condições criadas para as operações marcadas para o final deste mês. "O Bloco Operatório da instituição conta com equipamentos de ponta, inclusive lentes oculares de última geração”, revelou acrescentando que, desde Janeiro, a unidade sanitária atendeu 120 pacientes com problemas de visão. 

De acordo com Sivi Diwakana, o Centro de Oftalmologia da IEBA explicou tem uma parceria com o centro homólogo de Benguela, que, anualmente, envia uma equipa de especialistas, composta por cirurgiões, anestesistas e psicólogos para, com o auxílio de técnicos de enfermagem locais, realizarem cirurgias a cataratas. 

"A maioria dos serviços oftalmológicos prestados pelo Centro da IEBA, em Mbanza Kongo, estão inseridos no programa de luta contra a cegueira em Angola, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”, assegurou, acrescentando que têm procurado dar um atendimento condigno aos pacientes. "É preciso começar a combater este mal, antes de tomar proporções alarmanetes, principalmente entre os jovens, uma das camadas mais afectadas pela doença”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões