No alto da minha ignorância, encho-me de brios para defender Patrícia Faria, cidadã angolana de mérito, no meio da multidão enfurecida por causa das decisões tomadas pelo Conselho de Disciplina da Federação Angolana de Futebol (FAF), na apreciação dos indícios de viciação de resultados e corrupção desportiva, suscitados no áudio vazado nas redes sociais.
Hoje, celebra-se, em todo o mundo, o dia de um dos órgãos mais importantes do corpo humano, o coração, uma data criada, em 2000, pela Federação Mundial do Coração, instituição que congrega, no seu seio, todas as Sociedades de Cardiologia do planeta.
O reordenamento do comércio é uma medida adequada, implementada pelo governo para melhorar as condições de vida da população. Não somente dos consumidores de produtos, mas também dos próprios vendedores.
A venda em locais inapropriados tem sido, durante muito tempo, a causa de muitos transtornos na sociedade, gerando inúmeros alertas, críticas e acesos debates em vários fóruns, tendo em conta os riscos apresentados para a vida das pessoas.
Acidentes de viação ocorrem muitas vezes, envolvendo vendedores ambulantes. Algumas vezes, porque o sinal ficou verde e o motorista movimentou a viatura antes de afectuar o pagamento, fazendo o vendedor correr atrás. Outras, porque a vendedora, por falta de espaço no passeio, colocou os produtos no pavimento reservado à circulação automóvel ou ainda por fuga receando a presença dos técnicos da fiscalização em circulação no local.
Outros problemas prendem-se com a concentração do lixo gerado nos locais onde são comercializados os produtos, que criam perigos para a saúde, tanto dos comerciantes quanto dos compradores e de outras pessoas frequentadoras da área, sem qualquer relação com o comércio, mas que sofrem por essa externalidade negativa, como é o caso de crianças.
Além disso, há a questão do acondicionamento do produto, sobretudo géneros alimentícios, que precisam de um tratamento mais adequado para manter a conservação necessária ao consumo humano.
A medida implementada pelo governo veio corrigir muitas dessas distorções e os resultados testificam a realidade. A mobilidade rodoviária, em muitas áreas onde os engarrafamentos eram muito frequentes, melhorou significativamente, a circulação de pessoas, em pontos antes considerados críticos, tornou-se mais fluida, os pequenos furtos diminuíram e muitos focos de lixo deixaram de existir.
Por outro lado, a acomodação em mercados está a permitir aos comerciantes uma nova experiência, de possuírem um local fixo para vender os seus produtos e conservá-los em melhores condições após o fecho do expediente, pois antes tinha de regressar com os mesmos para casa ou guardá-los nas famosas "casas de processo”, muitas vezes sem o mínimo de segurança.
Mas, como se trata de um processo novo, não é de espantar que haja algumas resistências e, também, algum atraso no procedimento de transição de um método antigo, com o qual as pessoas já se habituaram, para o novo, outra experiência.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginBruxelas, conhecida como a capital da Europa, é um centro de diplomacia global, atraindo representantes de vários países e organizações internacionais. Neste centro diplomático, as esposas dos embaixadores desempenham papéis indispensáveis, ampliando o alcance da comunidade diplomática e formando importantes laços pessoais e relacionamentos.
Com países com mais de cem anos de independência - a Libéria tem 176 e o Egipto 101 -, África não escapa a comparações com outras realidades quando se trata de avaliar, fundamentalmente, o grau de desenvolvimento económico e social ao longo de décadas de vida.
Dizia eu num verso que a “história embora escrita era também mandada.” Por isso viraram sempre a página do esclavagismo como sistema com base do ignóbil negócio dos africanos que foram forçados a embarcarem para o outro lado do mar, do genocídio dos índios ou das lutas de libertação das colónias portuguesas a que o ditador Salazar, um labrego, chamou de luta contra o terrorismo. A história escrita pelos vencedores.
A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, declarou hoje estado de emergência devido às chuvas que estão a causar inundações repentinas em várias áreas da cidade, afetando os serviços de metro e autocarro e deixando estradas completamente intransitáveis.
O novo “Título do Veículo Automóvel”, documento que vai passar a identificar, doravante, as características físicas das viaturas e os dados essenciais do proprietário, foi lançado, esta sexta-feira, na Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária, pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida.