Opinião

Os camponeses e o crédito à produção

Temos a notícia de que o sector agrícola tem absorvido a maior parte do crédito à produção, o que pode significar que nos próximos tempos poderemos assistir a um aumento da actividade produtiva no campo, com repercussões positivas na vida, não só dos camponeses, mas também dos consumidores.

06/05/2021  Última atualização 06H40
Sabe-se que Angola tem grandes potencialidades em termos de terras férteis e de recursos hídricos e não admira que haja hoje muitos angolanos interessados em investir no campo, para realizarem diversos negócios, pois são inúmeras as oportunidades dos projectos produtivos na agricultura gerarem lucros, que é afinal o objectivo principal de qualquer investidor.Angola é um pais com muitos agricultores, com experiência comprovada " terreno", como se costuma dizer. O que falta a muitos dos nossos agricultores é a possibilidade de ter acesso a crédito bancário para financiar os seus projectos produtivos. É uma boa notícia o facto de grande parte do crédito bancário à produção, concedido por via do PRODESI, estar a ser canalizado para a agricultura, numa altura em que se pretende diversificar a economia. 

Esperamos que os camponeses produzam e façam tudo para abastecer os mercados existentes em diferentes pontos do país, nomeadamente nas zonas urbanas. É entretanto importante que os potenciais financiadores da actividade produtiva comecem também a olhar para os projectos ligados à indústria transformadora.  Os produtos do campo podem ser absorvidos por uma indústria transformadora, se se apostar no desenvolvimento desta. Há vários exemplos do passado de bons resultados da indústria transformadora que se instalaram no campo e que produziam por exemplo bebidas a partir da fruta. 

 Que essas experiências sejam aproveitadas hoje para podermos ter uma indústria transformadora que possa fornecer aos consumidores produtos a preços baixos. Temos no país tudo para produzir mercadorias diversas e para nos tornarmos auto-suficientes em alimentos.Muitos alimentos de que precisamos podem ser produzidos no nosso país para consumo interno e até para exportar. Temos de acreditar na capacidade dos nossos camponeses, dando-lhes os apoios necessários para que Angola cresça num sector importante da nossa economia, a agricultura. A economia agrícola é fundamental para o nosso desenvolvimento, não se devendo subestimar a actividade dos camponeses, que podem, com o seu trabalho árduo, contribuir também para o aumento do nosso Produto Interno Bruto. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião