Gente

Os 91 anos de Pascoal da Gama

Pascoal Pedro da Gama está de parabéns. O veterano integra actualmente o leque restrito de cidadãos nacionais com 91 anos de idade. O aniversário foi celebrado na segunda-feira, dia 2 de Maio.

08/05/2022  Última atualização 12H55
© Fotografia por: DR
Filho de Pedro Francisco da Gama e de Palmira Francisco, nasceu aos 2 de Maio de 1931, na localidade de Tari, região de Honga-Musuwa, Catete, actualmente município de Icolo e Bengo. Conhecido como um exímio professor do ensino rural, tem as suas impressões digitais nas aldeias de Domingos João e Bom Jesus, nos anos de 1954 à 1960, data em que foi preso pela Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE/DGS).

Durante a sua detenção, Pascoal Pedro da Gama ficou conhecido como monitor escolar, ajudando vários nacionalistas no aprendizado da escrita em São Nicolau (Namibe). Na sua caminhada religiosa, foi pastor evangelista e superintendente do Distrito Eclesiástico de Luanda, da Igreja Metodista Unida em Angola, de 1987 a 1992. A reportagem da Gente aproveita a ocasião para desejar longos e felizes anos de vida ao mais velho Pascoal Pedro da Gama.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Gente